[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/93003033″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]
Qual será a relação e quais as reais influências das mídias digitais sobre o jornalismo e a educação? Este foi o tema central do Café Controverso – um ciclo de debates sobre temas diversos – realizado ontem (18) pelo Espaço TIM UFMG do Conhecimento. O Ondas da Ciência esteve lá. E nós preparamos para você programas que vão analisar a relação entre “Educação, mídia e tecnologias digitais”, título do bate papo no “Café”.
No programa de hoje, o assunto é Convergência do Jornalismo. O conceito, que já tem seus resultados visíveis, mas ainda não está totalmente esclarecido para profissionais, empresários ou estudiosos, traz desafios e possibilidades. E o programa de hoje analisa esse cenário. A tarefa fica à cargo do jornalista Carlos Frederico d’Andréa, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG.
Após o encontro, Carlos e sua colega Raquel Longhi, da Universidade Federal de Santa Catarina, lançaram o livro “Jornalismo convergente: reflexões, apropriações, experiências”, organizado por ambos (Editora Insular). A obra compõem a Rede de Pesquisa e Jornalismo e Tecnologia (JorTec).
Na semana que vem, o segundo programa da série traz entrevista exclusiva com Raquel Longhi. Ela comenta também o papel das redes sociais nesse ‘imbróglio‘ todo. Aqui mesmo, no Ondas da Ciência.
Ouça também: Privacidade, jornalismo e redes sociais: não necessariamente nessa ordem (26/05/2013)
Trilha sonora: TheWake-NoVox-10-GoldenSunrise.mp3 (by www.joshwoodward.com) e POL-pop-corn-short.mp3 (By www.playonloop.com), ambas com Creative Commons Free Music license