[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/89955430″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]
A Sociedade Mundial de Endometriose acaba de publicar o primeiro consenso global sobre a considerada “doença da mulher moderna”, na revista Human Reprodution.
O ginecologista Fernando Reis, professor da Faculdade de Medicina e coordenador do Laboratório de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da UFMG, participou. Ele foi um dos 56 especialistas, oriundos de 34 países, e de todos os continentes, que analisaram centenas de pesquisas sobre endometriose, em todos os aspectos da doença.
O resultado foi um documento que promete mais segurança para profissionais e pacientes: cerca de 10% das mulheres do mundo.
O Endométrio é uma membrana cheia de vasos sanguíneos e fibras musculares. Ele reveste a parede do útero e é responsável pela preparação deste órgão para receber o futuro neném. Não havendo gravidez, seu tecido se descama ao final do ciclo e forma a menstruação.
A revisão é dirigida a profissionais de saúde. Em 2014 será no Brasil, em São Paulo, o 12º Congresso da entidade. Entre 30 de abril e 3 de maio.
Se você não é profissional e quer saber mais sobre essa doença, a página da Sociedade Brasileira de Endometriose disponibiliza uma série de informações e respostas, dirigidas separadamente a mulheres adultas e a adolescentes.
SAIBA MAIS:
World Endometriosis Society (HTML)
Facts about endometriosis (PDF)
Trilha Sonora: “Some Awesome Song” by www.joshwoodward.com Creative Commons Music