Professora da PUC alerta para mitos e realidade da energia fotovoltaica

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/50683970″ iframe=”true” /]

.Esta semana, no dia 20, a PUC Minas recebeu um pioneiro e um dos maiores pesquisadores da área da energia solar fotovoltaica em todo o mundo, o engenheiro eletricista estadunidense Lawrence Kazmerski.

Mineirão Solar – O Governo de Minas quer instalar na cobertura do estádio Magalhães Pinto (Mineirão) uma usina de geração de energia fotovoltaica. A energia elétrica produzida, se tudo correr como planejado, deverá abastecer o estádio e também ser integrada à rede de distribuição da Cemig. Imagem: GMP/GPAA

Diretor executivo de Parcerias em Ciência e Tecnologia do National Renewable Energy Laboratory (NREL), laboratório do Departamento de Energia dos Estados Unidos, o PhD veio firmar parcerias entre sua instituição, a PUC e outras entidades mineiras, inclusive com o governo estadual.

Quem diria: especialistas preveem aumento da geração de energia elétrica por meio de painéis como esse, capazes de transformar a energia dos raios solares (fótons) em energia barata e ecologicamente correta – Foto: www.shattock.com

Kasmerski também aproveitou e proferiu palestra gratuita e aberta ao público sobre as perspectivas técnicas e os aspectos sociais do uso da energia solar.

Como ele só fala inglês, a gente conversou com sua anfitriã, a professora Antônia Sônia Alves Cardoso Diniz, coordenadora do Grupo de Estudos em Energia (Green) da PUC Minas, que gravou para o Ondas da Ciência (#30).

Neste post, a pesquisadora mineira explica como a energia elétrica se forma a partir da luz do sol e fala de alguns aspectos que ela e os cientista chamam de mitos, além de também apontar as perspectivas futuras para o uso desse tipo de geração de eletricidade.

Na semana anterior Sônia Diniz proferiu palestra sobre o assunto em um dos eventos que integraram a conferência Rio+20: “Energias limpas são alternativa importante”, destaca, lembrando a necessidade de se conhecer mais a respeito.

Biografia de Lawrence (Larry) Karmerski (In english)

Trilha sonora: Free Royalty Free Kevin MacLeod At Incompetech

Atualizado em 24/06/2012

Conteúdo Relacionado