Que legal é levitar!

Com certeza, você já viu, em filmes e desenhos animados, objetos flutuantes pelo ar. Vale pensar nas vassouras do Harry Potter ou nos carros voadores de Os Jetsons, além do desejado hoverboard de De volta para o futuro II. Bem, esses últimos talvez sejam exemplos que seus pais vão se lembrar…

Mas essa ideia de levitar objetos não é só mágica ou ilusão. Na Universidade Federal de Uberlândia, a UFU, bem ali no Triângulo Mineiro, uma pesquisadora se dedica a transformar essa ideia em realidade! O nome dela é Geisa Zuffi, uma engenheira mecânica que estuda a técnica de “levitação acústica de campo próximo”. Por meio de uma corrente elétrica, nossa cientista consegue aumentar a pressão do ar localizado entre um transdutor e um objeto. E aí, sim, ele levita!

Quando descobriu esse tema de estudos, Geisa ficou muito animada: “Achei sensacional e um ‘baita’ desafio. Imagine você sair por aí levitando coisas?! [risos]”. A pesquisa até já levou a pesquisadora a um Instituto de Tecnologia em Israel, onde ela aprofundou os estudos para voltar ao Brasil, com ainda mais conhecimentos sobre a ciência da levitação.

Mas será que a gente pode levitar nosso próprio corpo? Ela conta que ainda não. Embora seja possível levitar objetos de diferentes formas e tamanhos, há limitação de peso: “Por enquanto, só é possível a levitação de pequenas cargas, na ordem de centenas de gramas”. Que pena, né?! A ideia de “sair levitando coisas por aí” é tão legal, mas ainda precisa de muita pesquisa e de muitos estudos. Quem sabe, no futuro, você não vai ser parte da equipe de cientistas que, pela primeira vez, levitará um grande objeto?

Entrevista com a pesquisadora

Oi, Geisa! Sobre o que é sua pesquisa? É verdade que você estuda a levitação?

Sim, pesquiso uma forma de fazer com que objetos sejam levitados.

Mas o que é a levitação?

É quando você suspende ou movimenta um objeto sem tocá-lo.

E qual a participação do som nesse processo?

Ele faz com que a pressão do ar, que se encontra no ambiente, aumente e seja maior do que o peso do objeto que queremos levitar. Quando isso acontece, temos a “levitação acústica de campo próximo”, o nome técnico do processo.

Puxa, quero ser como você quando crescer! O que preciso estudar?

Matemática, Física e Programação.

Algum recado para crianças que sonham em ser engenheiras e cientistas?

Não desista e se divirta! Vai ser difícil, e muitas coisas não vão sair como o esperado, mas será uma grande aventura!

Sobre o(a) autor(a)

Verônica Soares

Verônica Soares

Jornalista e curiosa! Gosto de ler e estudar sobre comunicação, história e ciências.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks