[HQ] Você sabe o que é Síndrome de Burnout?

Conheça as causas do transtorno psicológico que atinge muitos brasileiros

Por Alysson Aguiar, Carolina Rizzo, Hanie Ferraz, Isabela Bracarense, Tariq Augusto, Thainá Silva e Alaor Duarte*

Alto nível de estresse, falta de concentração, distúrbios de sono e até mesmo dores musculares são fortes sintomas da Síndrome de Burnout. Nome difícil, não é? Mas não se assuste, vamos te ajudar a entender do que se trata.

Do inglês burn, queima, e out, fora é a metáfora usada para definir a síndrome, como fogo que se alastra de dentro pra fora. A Síndrome de Burnout também é conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional.

Uma pesquisadora francesa descobriu que esta não é uma doença só de adultos. Por isso, você também precisa ficar atento/a.

Se você é daqueles/as que faz mil atividades como inglês, judô, natação, música, fica cansada/o ou irritada/o o tempo todo, atenção!

Fique atenta/o também aos seus amigo/as. Se notar que você ou as pessoas ao seu lado mudaram de comportamento, estão agressivas ou muito tristes, sem energia para brincar ou se relacionar, conte para um adulto.

Embora esta seja reconhecida como uma doença que atinge com mais frequência quem trabalham em empresas, os especialistas afirmam que também as crianças e as mães que trabalham em casa estão sujeitos ao esgotamento.

O Japão é o país mais estressado do mundo, mas Brasil também não fica atrás.

A história em quadrinhos mostra como é possível identificar a tal Síndrome de Burnout em alguém perto de você.

Como vimos, após o diagnóstico feito por um profissional da saúde, o tratamento precisa começar. A escolha mais viável é procurar ajuda profissional para analisar cada caso. 

As pesquisas indicam que ter boa noite de sono, alimentação adequada, fazer exercícios físicos e ter momentos de lazer são os melhores métodos para prevenir o diagnóstico de Síndrome de Burnout.

*Estudantes de jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte, orientados pela jornalista da MFC Lorena Tárcia

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Minas Faz Ciência

Projeto de Divulgação Científica da FAPEMIG. #CiênciaFeitaEmMinas e explicada para crianças e adolescentes!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks