Já ouviu falar do Centro Pedagógico (CP) da UFMG? Trata-se de uma das escolas mais concorridas de Belo Horizonte. E está com inscrições abertas para sorteio das vagas para 2021.

Podem concorrer, crianças e pré-adolescentes aptos a ingressarem no primeiro, quarto e sétimo anos do ensino fundamental. O cadastro deve acontecer até o próximo dia 15 de dezembro

Todo o processo é realizado online. Serão escolhidos os números dos comprovantes de inscrição sorteados na Loteria Federal em 9 de janeiro – o valor da taxa para que seja garantida a participação é R$ 70.

Resultados serão publicados três dias após o sorteio, em 12 de janeiro, porém a confirmação da matrícula só será feita em 21 de janeiro, após o prazo para recursos.

Os alunos sorteados ficam com matrícula garantida na instituição até a série final do ciclo fundamental ou até completarem 18 anos de idade. A inscrição para participação no processo seletivo que definirá alunos do primeiro ano exige que os inscritos sejam nascidos entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2015. Cinquenta vagas estão disponíveis para famílias interessadas no estudo em tempo integral – estas dividem-se em: 47 vagas para ampla concorrências e três destinadas a crianças com deficiências.

Já para aqueles interessados em cursar o quarto ano, o Centro Pedagógico exige que inscritos tenham data de nascimento até 31 de março de 2012 e que tenham sido aprovados no terceiro ano.

Quanto ao sétimo ano, ele se aplica às crianças nascidas até 31 de março de 2009 e aprovadas no sexto ano. São três vagas em tempo integral para o quarto ano, e apenas uma para o sétimo ano.

Conheça o Centro Pedagógico

O Centro Pedagógico existe desde a década de 1950 e completou 66 anos neste ano. Trata-se de uma escola modelo, ou seja, referência dentro da universidade. Lá são formados não apenas alunos, mas também professores.

A marca da escola é a inovação. Os professores possuem ampla liberdade para criar. Quando um aluno faz uma pergunta, ele pode mudar completamente o rumo da aula para atender às curiosidades da turma naquele momento.

Os alunos definem como “uma escola diferente”, “muito legal”, “excelente”. A infra-estrutura também é diferenciada, com amplo espaço para explorar.

Conheça um pouco mais, no vídeo de comemoração dos 65 anos do CP.

Fonte: TV UFMG

Aposta no audiovidual

Em 2019, o CP resolveu apostar no audiovisual, como uma disciplina independente. Foi a primeira e única escola a abrir um concurso para professor dessa especialidade no país.

No vídeo abaixo, a professora Liana Lobo mostra alguns trabalhos dos alunos do 2º e 9º ano, realizados na disciplina de Audiovisual, e do 3º ano, realizados na disciplina de Artes Visuais, do Centro Pedagógico.

Ficou interessada/o em uma vaga nesta escola incrível?

Então, mostra para os seus pais as informações disponíveis no site www.cp.ufmg.br e boa sorte!

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks