Robô que analisa sentimentos de consumidores agora entende português

Recurso que utiliza Inteligência Artificial (IA) tem como objetivo auxiliar empresas de diferentes setores no desenvolvimento de soluções voltadas ao atendimento ao consumidor.

Já imaginaram um robozinho para analisar o sentimento das pessoas em relação aos seus comentários nas redes sociais? Pois bem, ele já existe e entende português. Esta semana, a Microsoft anunciou que passou a  disponibilizar o serviço  de Análise de Texto (Text Analytics), no idioma português. O recurso possibilita a análise de sentimento baseado em Inteligência Artificial (IA), tendo o potencial de auxiliar empresas de diferentes setores no desenvolvimento de soluções voltadas ao atendimento ao consumidor.

Para quem não conhece, a análise do sentimento busca identificar se a opinião que foi expressada em um determinado texto é positiva ou negativa. Esse tipo de serviço aumentou muito, principalmente pelo crescimento da participação das pessoas em redes sociais, sites, blogs e e-commerce em geral. Assim, ela é bem utilizada para que se possa identificar com maior assertividade os pensamentos dos clientes sobre as empresas, marcas ou negócios.  

O serviço de Análise de Texto funciona com base em modelos de IA para analisar o conteúdo do texto em português por meio do Processamento de Linguagem Natural (NPL, na sigla em inglês), o que permite identificar a linguagem utilizada, palavras-chave, a companhia mencionada, as opiniões dos clientes com relação a ela, os sentimentos dos clientes no momento do atendimento ou postagens nos canais da marca.

O recurso de Análise de Sentimento avalia o texto e retorna a pontuação de confiança entre 0 e 1 para sentimentos positivos, neutros e negativos. Estes resultados podem ser exibidos em uma plataforma de gerenciamento de dados em nuvem da Microsoft, ou em um portal que permite destacar as tendências analisadas, bem como incentivar maior envolvimento da marca com o seu público. 

O Text Analytics pode ser utilizado para analisar as revisões dos clientes, postagens nas mídias sociais, conversas com os atendentes da marca em call centers, bem como em fóruns de discussão, entre outros. 

Um robô mais que poliglota

A partir do lançamento do recurso em português, empresas e desenvolvedores poderão criar novas soluções que se baseiem na análise de sentimento para oferecer melhores experiências a clientes. O serviço também tem suporte nos idiomas inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, português, holandês, sueco, norueguês (Bokmål), dinamarquês, finlandês, polonês, grego, russo, chinês, japonês, coreano, hindi, turco, entre outros.

No Brasil, o serviço será oferecido na plataforma de nuvem Azure, que faz parte dos Serviços Cognitivos do Azure e pode ser utilizado para qualquer entrada de texto ou áudio em combinação com a ferramenta Azure Speech-to-Text (discurso para texto). Com isso, poderá identificar o tom dos clientes com relação à marca entre positivo, neutro ou negativo.   

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