Nova série da TV UFOP traz divulgação científica para público jovem

Projeto transmídia da TV UFOP utiliza diversas mídias e linguagens para divulgar ciências.

A Universidade Federal de Ouro Preto acaba de lançar uma série de TV para registrar pesquisas científicas desenvolvidas por seus alunos, professores e técnicos.

O formato é bem legal, destinado aos jovens, e fala de ciência e tecnologia.

No primeiro episódio, o apresentador Du Sarto e o seu parceiro “o Deus da Voz” tentam descobrir o que é ciência, o que são métodos científicos e como a ciência é produzida em diversas áreas do conhecimento.

Incrível, né?

A série é produzida pela TV UFOP e faz parte de um projeto de pesquisa chamado “Ciência e audiovisual: uma parceria para a popularização do conhecimento”, coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo Adriano Medeiros.

O projeto estuda tudo o que há de legal nas linguagens audiovisual para divulgar a produção científica.

Outro objetivo é utilizar o que chamamos de transmídia, ou seja, várias plataformas para contar histórias e motivar a participação de jovens como você. Por exemplo, o programa já existia na Rádio UFOP Educativa e foi dali que saíram as decisões sobre o conteúdo dos episódios da primeira temporada.

Para mais informações, acesse a página do projeto no  Facebook e no Instagram

Quer saber sobre os bastidores da produção? Ouça o podcast no qual um dos bolsistas participantes, Charles, conta todos os detalhes e curiosidades das gravações.

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks