Existem muitos lugares inexplorados no universo onde, certamente, o ser humano gostaria de poder estar para conhecer e pesquisar, como Marte, Saturno ou Plutão.

Porém, embora estes planetas possam abrigar alguma forma de vida, não são muito bons para os seres humanos. Além disso, viagens para a Lua ou Marte, que logo serão possíveis, são muito caras e perigosas.

Nestes casos, é bem mais barato e mais fácil enviar um robô!

A exploração do espaço por robôs ainda não é barata ou fácil. Esses robôs custam bilhões de dólares e às vezes eles quebram. Mas os robôs têm muitas vantagens sobre os humanos. 

Por exemplo, eles não precisam de comida, água ou oxigênio. E os robôs podem ser exploradores espaciais muito úteis. Eles podem coletar amostras e ajudar os cientistas a descobrirem se a superfície de um planeta pode hospedar vida. 

Outros robôs usam lasers para explorar abaixo da superfície de Marte, para descobrir do que os planetas são feitos – e se há terremotos. Também podem enviar fotos, o que nos permite conhecer algo que nunca conseguiremos ver de perto.

Ficou curioso? Então conheça alguns robôs espaciais, na fotogaleria que preparamos para você!

Os veículos espaciais com rodas podem ter problemas para cruzar solo macio. 
Isso é especialmente verdadeiro com os tipos que cobrem grandes áreas da lua e de Marte. 

O rover Spirit da NASA, por exemplo, teve seu fim depois de ficar preso em uma armadilha de areia em Marte em 2009.

Mas um novo projeto de rover poderia poupar futuros exploradores robóticos desse destino.

Os rovers futuros podem ser baseados neste projeto, para permitir que eles atravessem encostas de solo lunar macio perto dos pólos da lua. 

*Com informações da NASA

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    Ok No thanks