Você já parou para pensar sobre como as plantas se reproduzem? Normalmente o pólen é transportado até as flores para que ocorra a fecundação. Assim, nascem novas plantinhas!
Mas esse transporte não acontece sozinho. É necessário que o vento, a água e as abelhas carreguem o pólen para outras flores. Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com cientistas da Universidade de São Paulo (USP), descobriram que as formigas também são importantes neste processo, principalmente, no Cerrado.
O estudo assinado por Helena Maura Torezan Silingardi e Kleber Del-Claro, ambos do Instituto de Biologia (Inbio/UFU), publicaram um artigo na revista internacional Annals of Botany. Nele, os professores afirmaram que não são todas as formigas que participam desse processo.
O artigo mostrou que as formigas do grupo Camponotus não possuem uma glândula secretora chamada metapleural. que produz um antibiótico capaz de matar o pólen. Como as formigas estudadas não têm essa glândula, elas conseguem transportar o pólen mais facilmente.
Em troca do transporte, as plantinhas oferecem comidas ao inseto. Esse alimento é chamado néctar e é constituído de água, açúcar e aminoácidos, ou seja, substâncias nutritivas para as formigas.
Normalmente, entendemos as flores coloridas e grandes como mais bonitas e atraentes, certo? Mas para as formigas do grupo estudado isso não é verdade. Uma característica interessante delas é que elas geralmente são atraídas pelas flores pequenas, brancas ou esverdeadas.
Para entender o comportamento dessas formigas e a importância desses bichinhos na polinização, os cientistas as observaram por um tempo na reserva ecológica do Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia. “Normalmente, o que a gente faz é ir ao campo semanalmente, prestando atenção nas modificações no ambiente, e observando não apenas as coisas grandes, mas as pequenas também”, explica Kleber Del-Claro.
(Com informações de Jhonatan Dias/Portal Comunica UFU)
Projeto "Species in pieces" apresenta 30 animais desenhados com 30 polígonos
Quem somos nós e o que nos diferencia das demais espécies?
Acesso é gratuito e as imagens são incríveis!
Conheça melhor o que fazem os profissionais de Engenharia, que atuam em múltiplas áreas e…
Obra foi lançada em Portugal, em celebração ao Dia Mundial da Criança
Eles aprendem com outros colegas golfinhos, o que é raro no reino animal.
Faça um comentário