Profissionais multitudo

Conheça melhor o que fazem os profissionais de Engenharia, que atuam em múltiplas áreas e criam produtos e processos fundamentais ao dia a dia das populações

Três perguntas beeeeem diretas: você já desmontou algum relógio velho? Criou casas, pontes ou carros com pecinhas de montar? Fez reparos no bracinho de sua boneca do coração, para que ela voltasse a dar abraços largos e carinhosos?

Qual seja sua resposta, saiba que todas estas funções têm algo a ver com a multiplicidade do ofício de certos incríveis profissionais. Afinal, montar, desmontar, criar ou melhorar produtos e processos são ações realizadas, dia a dia, por… engenheiros e engenheiras!

Siiiiim! Tais múltiplos trabalhadores podem atuar em praticamente todos os setores, da construção à mecânica, da informática à elétrica, da aeronáutica à mineração, da metalurgia ao planejamento da infraestrutura das cidades.

“Só no Brasil, há 34 cursos diferentes para habilitar engenheiros. Dentre os mais tradicionais, estão as engenharias de Minas, Alimentos, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Naval, Civil, Mecânica e Produção”, explica Manfredo Hoppe, professor de Engenharia civil e Arquitetura do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e de cursos de pós-graduação na PUC Minas e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em todo lugar

Que legal! São muitas possibilidades, né?! Putz! Lá vem minha curiosidade: o que te levou a escolher a Engenharia como área de vocação e atuação, Manfredo?

“Desde criança, sonho em projetar e construir coisas. Aos 5 anos, desmontava e remontava meus brinquedos, para entender o funcionamento de tudo. Aos 10, gostava de ajudar meu pai nas reformas de casa, e, aos 15, meus amigos me pediam para consertar seus computadores, videogames, bicicletas etc.”, conta o professor.

Ele destaca, ainda, que grande parte das invenções usadas por todos surgiu como resultado do trabalho dos engenheiros – que, além disso, ajudam na resolução de problemas ligados, por exemplo, a doenças, fome, energia, meio ambiente ou moradia.

É realmente impossível pensar no mundo moderno sem a Engenharia, que está em tudo!

“Ela aparece na estrutura de nossas casas, na tecnologia que criou a internet, nos aviões, nos carros, nas motos, nos brinquedos, na televisão, no celular, na energia elétrica, nas ruas, nas hidroelétricas e nos equipamentos dos hospitais”, lista o professor.

Ah! Antes de terminar, como não falar de coisas fundamentais à alteração de nossas próprias noções de espaço e tempo?

“Graças à Engenharia, o homem conseguiu ir à Lua, além de viajar em aviões supersônicos e percorrer enormes distâncias em trens-bala”, completa Manfredo Hoppe.

Imagem: Pixabay

Sobre o(a) autor(a)

Maurício Guilherme Silva Jr

Maurício Guilherme Silva Jr

Jornalista, professor, doutor em literatura e apreciador, dia a dia, dos versos de Manoel de Barros: “Poesia é voar fora da asa”.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks