Golfinhos podem aprender a usar conchas como ferramentas

Eles aprendem com outros colegas golfinhos, o que é raro no reino animal.

Golfinhos são animais lindos e fascinantes, concorda? E cada nova pesquisa sobre estes incríveis mamíferos aquáticos revela ainda mais sobre sua inteligência.

Pesquisadores descobriram que os golfinhos do tipo roazes-corvineiros, encontrados em Shark Bay, na Austrália, possuem um comportamento raro e curioso: eles são capazes de aprender com outros golfinhos a utilizar conchas como ferramentas de pesca.

Este é um comportamento que, até agora, os cientistas encontraram apenas nos humanos e em outros hominídeos.

Este é também o primeiro exemplo conhecido de golfinhos a transmitirem conhecimento dentro da mesma geração, e não entre gerações, ou seja, das mães para os filhotes. Isso é importante, dizem os autores, porque esta aprendizagem social entre pares é rara na natureza.

Em uma prática conhecida como concha, os golfinhos perseguem peixes que se escondem no fundo do mar. Ao perceberem onde se esconderam, trazem as conchas para a superfície e as sacodem com o bico até a água sair e os peixes caírem do esconderijo.

Veja como age o golfinho para conquistar sua refeição! Fonte: Science News

“O fato da prática concha ser socialmente transmitida entre pares de golfinhos, em vez de mãe para filho, estabelece um marco importante e revela semelhanças com determinados primatas, que também dependem da aprendizagem vertical e horizontal nos comportamentos de forrageio”, disse através de comunicado à imprensa Michael Krützen, autor do estudo e antropólogo da Universidade de Zurique.

Segundo o pesquisador, embora os golfinhos e os hominídeos tenham histórias e habitats evolutivos muito diferentes, ambos são mamíferos de vida longa e têm cérebros grandes, com capacidades tremendas para a inovação e cultura.

Os estudos de Krützen começaram em 2007, identificando mais de mil golfinhos individuais ao longo de 11 anos. Durante este período, os cientistas observaram 42 vezes a técnica concha entre 19 golfinhos.

Devido ao longo período de duração do estudo, os cientistas têm conhecimentos aprofundados sobre as histórias, as idades, os sexos e os comportamentos das famílias de golfinhos, facilitando assim o estudo dos 19 golfinhos que praticam a técnica concha

Quer saber mais sobre golfinhos? Ouça o podcast “Na Onda da Vida”, produzido pela Rádio UFMG Educativa, com novidades sobre ciências biológicas, saúde e tecnologia.

*Com informações da National Geographics, Science News e Current Biology.

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    Ok No thanks