Férias virtuais no Circuito Liberdade

Confira a programação para toda a família, sem sair de casa!

Este mês de julho, período em que os espaços de ciência e cultura preparam a programação de férias, será um pouco diferente, mas ainda assim muito divertido!

Por meio das redes sociais, sites e canais no YouTube, o Circuito Liberdade apresenta atividades leves e educativas para toda a família.

MM GERDAU

O Museu das Minas e do Metal continua com a homenagem “Mulheres Sensacionais”. A proposta é refletir sobre quantas invenções femininas conhecemos e se alguma é indispensável no nosso dia a dia. Legal, né?

Ver essa foto no Instagram

⁣Nossa série “Mulheres Sensacionais” do mês de julho nos leva a refletir quantas invenções femininas conhecemos e se alguma é indispensável no nosso dia a dia. Vamos conhecer as invenções cotidianas e quais mulheres estão por trás delas?⁣ ⁣ ⁣ A estrela de hoje é Shirley Ann Jackson que foi, desde criança, apaixonada pelas ciências exatas. Superando inúmeras barreiras, tornou-se a primeira mulher negra PhD em Física Nuclear pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1973. Suas pesquisas em física teórica, quântica e óptica viabilizaram importantes invenções no campo das telecomunicações, como o fax portátil, o telefone com toque por tom, as células solares, o cabo de fibra óptica e os recursos de chamadas em espera e identificador de chamadas telefônicas. Possui mais de 45 doutorados, importantes prêmios em sua área de atuação e reconhecimento entre autoridades acadêmicas e políticas. Sempre lutando pela democratização do acesso às ciências e à educação, a Dra. Shirley Jackson é um grande exemplo da capacidade das mulheres e das minorias de alcançarem níveis de liderança nas ciências, tecnologia, educação e políticas públicas.⁣ ⁣⁣ #PraTodosVerem #FotoQueFala Imagens dispostas em formato de carrossel. Na primeira temos a ilustração de Bárbara Grillo, retratando Shirley Ann Jackson. Na segunda temos uma fotografia de Shirley.⁣ ⁣⁣⁣ ⁣#ciência #invenções #mulheressensacionais #mulheresnaciência #inventoras⁣ 🎨 ⁣@⁣grillobarbaram⁣

Uma publicação compartilhada por MM Gerdau (@mmgerdau) em

Outro projeto no Instagram, “Matéria Prima”, tem o objetivo de entender a origem de todas as coisas e de como a construção do conhecimento científico move a história da humanidade.

E a série (in)cômodos traz experiências semanais em cada cômodo da casa! Veja um exemplo!

Ver essa foto no Instagram

Para brincar e criar não existe um lugar, e sim vontade, um (In)cômodo que nos faz pensar em possibilidades.⁣⁣ ⁣⁣ ⁣⁣ Dando sequência à nossa série, hoje escolhemos como possibilidade o banheiro da nossa casa, para brincar com bolhas de sabão em tempos de isolamento. Todo mundo já brincou em algum momento com bolhas de sabão, utilizando diferentes técnicas. Mas já se perguntaram qual é a ciência por trás dessa brincadeira? Uma bolha de sabão é formada basicamente de água, sabão e ar. Uma fina camada de sabão contém moléculas tensoativas, que são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos, no caso a água. Se assoprarmos delicadamente essa película, cada bolha de sabão obtida nada mais é do que uma porção de ar envolta por uma película de água, contendo moléculas de sabão tanto na superfície interna como na externa. Bolhas de sabão são fáceis de fazer, mas são mais complexas do que parecem, não é mesmo?⁣⁣ ⁣⁣ Venha se divertir com a gente!⁣⁣ ⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣ ⁣⁣#PraTodosVerem Vídeo do Educativo do MM Gerdau no qual é feita uma experiência água e sabão pra produzir bolhas de sabão. ⁣⁣ ⁣⁣⁣⁣ #façaemcasa #parafazeremcasa #paracrianças #paratodos #atividade #experiência #ciência #cristais⁣⁣

Uma publicação compartilhada por MM Gerdau (@mmgerdau) em

E se você gosta de Rock, Playlists especiais e live com “Doutores do Rock” agitam pelo quarto ano consecutivo a celebração do Dia Mundial do Rock no MM Gerdau. Será no dia 16.07. Saiba mais aqui.

No dia 23/07, por meio das redes sociais do MM Gerdau e em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), você vai conhecer a importância da Coleção Científica de Serpentes da Funed e ainda aprender a fazer uma cobrinha de canudos para brincar! Não perca esse vídeo nas redes sociais do Museu! Afinal, dia 16 é celebrado o Dia da Cobra!

ESPAÇO DO CONHECIMENTO DA UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG oferece este mês as sessões online da atividade “Descobrindo o Céu”, com encontros todas às quintas-feiras, das 17h às 18h, no canal do YouTube do museu.

Aos sábados, apresentam a atividade “Libras Virtual” no Facebook, Twitter e stories do Instagram, com a atriz e intérprete Dinalva Andrade ensinando, de forma didática e divertida, a Língua Brasileira de Sinais.

E para interagir mais com os seguidores, no fim de semana o Espaço recomenda, através das redes sociais, filmes, séries, documentários, livros e podcasts.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Uma série de atividades foi preparada pelo Memorial Minas Gerais Vale em julho. As atrações vão desde uma proposta de criação de teatro de objetos para o público infantil e seus familiares, até a atividade “Ambiências em Casa”, que tem como objetivo propor uma experiência para crianças e adultos de observação dos objetos, imagens e paisagens presentes ao nosso redor, com brincaderias e construções dentro de casa.

CASA FIAT DE CULTURA

Para toda à família, a Casa Fiat promove o “Encontros com o Patrimônio – De avós para netos: heranças e tradições dos brinquedos”, que comemora o Dia dos Avós. A ação busca mostrar e ensinar as brincadeiras do passado e do presente, transmitidas de geração em geração.

BDMG CULTURAL

Entre 10 de julho e 10 de agosto, o BDMG Cultural recebe inscrições para o programa Jovem Instrumentista. Ao todo serão selecionados 10 jovens instrumentistas com bolsa de tutoria de 30 horas/aula com instrumentistas escolhidos pelos candidatos. O edital e o formulário de inscrição online estão disponíveis, gratuitamente, no site www.bdmgcultural.mg.gov.br.

*Com informações da assessoria de imprensa do Circuito Liberdade

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications.    Ok No thanks