Você já deve ter se acostumado a ouvir o termo distanciamento social, certo? Esta é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para frear o avanço do novo coronavírus. Assista ao vídeo abaixo e entenda direitinho. Mas, em algumas situações, manter a distância ideal é bem difícil. Pensando nisso, estudantes de engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) criaram uma solução.
Os universitários desenvolveram um sistema de controle para instalar na entrada de estabelecimentos comerciais – como supermercados, padarias e farmácias- e ajudar a alertar as pessoas sobre a lotação dos ambientes. O sistema funciona assim: se a loja estiver ocupada com a quantidade limite de clientes, uma luz vermelha fica acesa na porta. Se o número de pessoas estiver abaixo do limite, uma luz verde indica que o cliente pode entrar. Dessa forma, é possível manter o comércio mais vazio, respeitando o distanciamento social.
Os estudantes pretendem testar o sistema na cidade de Nepomuceno, no Sul de Minas, onde fica o campus do CEFET. Por lá, a prefeitura determinou a entrada de apenas uma pessoa a cada 2 metros de área quadrada livre nos estabelecimentos comerciais, considerando o número de funcionários e clientes.
Por trás do sistema de controle
O sistema é composto por sensores de presença, são dispositivos que “avisam” quando há movimentação de pessoas em algum local. Os dados dos sensores de identificação de entrada e saída de clientes são enviados para um sistema de contagem, que mostrará, em tempo real, a quantidade de consumidores no local. Os criadores também pretendem desenvolver um aplicativo de celular, para que os consumidores estejam informados e evitem sair de casa quando os estabelecimentos estiverem lotados.
Por que este sistema é vantajoso
- Evita que funcionários tenham contato direto com clientes nas portas dos estabelecimentos comerciais;
- Agiliza entrada e saída de pessoas das lojas reduzindo chances de contágio;
- Dá mais confiança aos clientes para frequentar as lojas.
Com informações da assessoria de imprensa do CEFET-MG