O Lago Lonar, que fica na Índia está intrigando cientistas porque tem mudado radicalmente de cor durante a noite. A cratera, que fica no estado de Maharashtra, no Oeste da Índia, apareceu com a água rosa no período noturno trazendo ainda mais fama ao ponto turístico que já é muito popular entre visitantes e ambientalistas.

O mistério da mudança de cor levou especialistas ao local para analisar a água. Rapidamente, os cientistas chegaram à hipótese de que os níveis de salinidade, ou seja, a quantidade de sal na água e a presença de algas são os motivos para o novo colorido.

Imagem do Lago Lonar, em 2013. Foto: Nasa/Divulgação

O nível de água caiu muito em 2020, portanto, a concentração de sal aumentou. De acordo com os especialistas, o clima também contribuiu, pois a região está enfrentando muito calor, o que facilita o crescimento excessivo de algas avermelhadas.

Mas, as amostras de água ainda estão em análise para que cientistas apresentem resultados mais objetivos sobre a mudança de cor. Não é a primeira vez que o Lago Lonar fica rosado. No passado, já havia mudado de cor, mas desta vez a alteração foi muito acentuada.

O Lago Lonar foi formado há mais de 50 mil anos depois de um meteorito colidir com a Terra. Ele está localizado a 500 quilômetros da capital financeira da Índia, Mumbai, e atrai olhares curiosos do mundo todo. O lago tem um diâmetro de 1,2 quilômetros e fica a cerca de 137 metros abaixo da borda da cratera.

Há registros incríveis do lago feitos do espaço. A mudança de cor mesmo foi registrada pelo satélite Sentinel da Agência Europeia Espacial. A Nasa também tem imagens fantásticas do lago.

Imagem do Lago Lonar, em 2016. Foto: Vivek Ganesan/Wikimedia

Vale lembrar que a cor rosa não é exclusividade do Lago Lonar. Há outros reservatórios de água rosados pelo mundo, a maioria deles com o mesmo efeito causado pela combinação salinidade, algas e calor:

Lago Hillier, Arquipélago australiano Recherche;

Laguna Hutt situada próximo à costa ocidental da Austrália;

Lago Rosa, na região de Goldfields-Esperance, também na Austrália;

Great Salt Lake (Grande lago)  fica no estado de Utah, nos Estados Unidos;

Lago Retba, no Senegal;

Laguna Colorada, situada no sudoeste da Bolívia, dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa.

Sobre o(a) autor(a)

Luana Cruz

Luana Cruz

Jornalista, professora e pesquisadora. É mãe dos gêmeos Martin e Heitor.
frame3

Conteúdo Relacionado