Quer aprender uma brincadeira muito legal que ajuda entender tudo sobre o coronavírus? Você pode baixar o “Xô Corona”, um jogo de dados para criar histórias. Ele foi inventado por uma professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É muito fácil de jogar, veja só:

Peça ajuda de um adulto para montar os dados. É importante seguir as instruções de recortes e dobras, além de se atentar ao formato de folha adequado para impressão, para que não haja problemas na montagem dos dados. Colorir as imagens é opcional.

Você vai usar os dados para te inspirar a criar histórias. Para brincar, solte todos os dados e a partir das imagens que aparecem, deixe a imaginação fluir. Se houver mais que um jogador, cada um solta os dados, por vez, e continua a história criada.

A professora  Aline Teixeira teve a ideia de fazer este jogo enquanto brincava com os filhos. Segundo ela, jogo de dados é usado profissionalmente por escritores como uma ferramenta de estímulo da criatividade e existem outras versões pensadas como brinquedos para crianças.

Com o isolamento social, a professora percebeu que a mudança radical na rotina de seus filhos deixou as crianças mais ansiosas. Como a família já tinha outras versões do jogo, ela decidiu adaptar a brincadeira para o cenário da pandemia, como uma forma de distrair e, ao mesmo tempo, educar seus filhos sobre o combate ao vírus da Covid-19.

(Com informações da assessoria de imprensa da UFU)

Sobre o(a) autor(a)

Luana Cruz

Luana Cruz

Jornalista, professora e pesquisadora. É mãe dos gêmeos Martin e Heitor.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications.    Ok No thanks