Fundada em 1907, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) trabalha há mais de um século na busca por soluções em saúde para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.

A Funed é referência na pesquisa científica com venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, sendo reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais.

Acervo histórico

Conheça o prédio histórico da Funed e a réplica do laboratório de Ezequiel Dias, onde são exigidos equipamentos, mobiliários, painéis e documentos históricos, resgatados por meio de um elaborado trabalho de pesquisa e coleta de materiais, dentro da própria instituição.

Assista também ao  vídeo sobre o Laboratório de Bacteriologia do Ezequiel Dias, produzido pela Funed.

Serpentário

Aberto à visitação pública, o serpentário da Funed sempre gera espanto e admiração. Oferece ao visitante uma visão única sobre esses animais que, ao longo da história, sempre causaram medo e fascínio. Além do espaço reservado para os pesquisadores visitantes e curiosos, a Fundação mantém um criatório, para pesquisa e extração de veneno para produção de soro.

Neste passeio, você entra no viveiro de cobras incríveis como a Jibonet, mascote da Fundação e ouve as explicações do chefe do Serviço de Animais Peçonhentos da Funed,  Rômulo Antônio Righi de Toledo, este aí da foto, que gentilmente nos guiou nesta visita inesquecível.

Projeto Ciência em Movimento

Este programa da Fundação viaja por toda Minas Gerais para promover atividades de popularização das ciências. É um passeio divertido, que vai te levar para conhecer o caminhão e também  o espaço onde ele fica estacionado e recebe as visitas, quando não está perambulando por aí.

Quem gentilmente nos acompanhou nesta missão foi Giselle Costa, coordenadora do programa Ciência em Movimento e o biólogo Fábio da Castro Patrício.

Quer saber mais? Assista ao vídeo produzido pela Funed e acesse a página do projeto. 

Por Lorena Tárcia, Breno Ribeiro e Ygor Silva

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Lorena Tarcia

Jornalista e professora apaixonada por ciências!
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    Ok No thanks