Encontrar uma toca aconchegante e dormir até a primavera voltar. Tentador, não é? Mas, peraí! Será que é isso mesmo que fazem os bichinhos em momento de recolhimento?
Vejamos!
1. Eles não estão dormindo!

Quando o tempo está frio e os alimentos são escassos, animais como ouriços, ursos e morcegos ficam inativos para economizar energia . Durante a hibernação, os batimentos cardíacos e a respiração diminuem , e a temperatura do corpo diminui .
2. De barriga cheia!
Ao se prepararem para uma longa hibernação, na qual não comem nem bebem , os animais enchem a pança! Alguns comem tanto que chegam a dobrar seu tamanho normal. Em compensação, durante a hibernação, podem perder até metade do peso corporal.
3. Caminha confortável!

Animais hibernam de maneiras diferentes – caracóis prendem a uma superfície, se cobrem com a gosma e esperam o inverno; já os porcos–espinhos , gostam de construir ninhos de grama, folhas e palha.
4. Esquilos não hibernam, mas estocam comida (às vezes em locais bem estranhos!)

Esquilos não hibernam porque não conseguem acumular gordura corporal suficiente . Durante o verão, eles escondem alimentos em diferentes locais. Depois, no inverno, dormem até 20 horas por dia , saindo no início da manhã ou no final da tarde para fazer um lanche em suas “despensa”.
5. Estivação. Já ouviu falar?

Em climas quentes e secos, criaturas como o ouriço africano e os crocodilos ‘estivam’ . É quando eles encontram um local fresco e seguro e ficam inativos . A estivação geralmente dura um período mais curto que a hibernação.
6. E brumação? Conhece?

Répteis como cobras e lagartos geralmente encontram uma toca não utilizada e se instalam, porque possuem sangue frio (a temperatura corporal é controlada pelo ambiente). Isso é chamado brumação.
7. Sapo congelado?

Na América do Norte, uma espécie de sapo (wood frog) pode sobreviver ao congelamento e degelo algumas vezes por temporada, graças a uma substância natural única no sangue .
8. No calor também!

Echidnas, espécie de ouriço australiano, hibernam em tocas subterrâneas ou troncos escavados durante incêndios no mato no interior australiano quente e seco. Eles ficam cuidadosamente escondidos até que seja seguro emergir para encontrar comida.
9. E nós? Por que não hibernamos no inverno?

Apesar de podermos imaginar como seria agradável nos aconchegarmos sob um cobertor quente e dormir durante os meses frios do inverno, infelizmente, os humanos não podem hibernar. Os cientistas acham que isso é por causa do nosso tamanho. Exceto pelos ursos , são principalmente pequenos animais que hibernam.
10. Recorde de hibernação!

Dormice ou dormouse são os recordistas em períodos de hibernação: até 11 meses ! De fato, o nome dormouse vem da palavra francesa que significa ‘dormir’ .
E você? Se identificou com qual deles neste período de isolamento social?
Quer saber como se alimentar bem neste período? Leia nossa entrevista com uma nutricionista para se informar e ficar bem 🙂