Há 160 anos, no dia 31 de maio de 1859, o Big Ben, símbolo da pontualidade britânica, começava a mover seus ponteiros. As primeiras badaladas soaram meses mais tarde, no dia 11 de julho daquele mesmo ano.
Neste aniversário, como no ano passado, o Big Ben estará em silêncio. Desde agosto de 2017, a Elizabeth Tower – torre de 96 metros de altura, que abriga o relógio e o sino, junto à sede do Parlamento Britânico – passa pela maior restauração de sua história. Pela primeira vez, os ponteiros e o motor foram completamente desmontados.
O Big Ben é operado por um mecanismo de relógio vitoriano construído sob medida, que depende da gravidade para acionar os famosos bongos. Para parar os sinos, os martelos são trancados e o sino desconectado do mecanismo do relógio, permitindo que ele continue contando a hora silenciosamente.
Detalhe do mostrador do Big Ben, envolto por andaimes. Foto: Facebook/Parlamento Britânico
Big Ben repaginado
Os trabalhos incluem reparos na construção e no próprio relógio; a recuperação das características originais da torre, conforme o projeto dos arquitetos Charles Barry e Augustus Welby Pugin; e a repaginação da decoração interior.
As melhorias também incluem medidas para prevenir incêndios e diminuir os gastos de energia, de modo a reduzir os impactos ambientais. Uma das razões para a interrupção das visitas e do funcionamento do relógio é a segurança dos trabalhadores envolvidos.
A torre está envolta por andaimes e o trabalho é feito do topo para baixo, de modo que a estrutura possa ser desmontada à medida que as etapas são concluídas. O custo total dos reparos deve atingir 61 milhões de libras, o equivalente a mais de R$ 300 milhões. A última obra de conservação de grande porte havia sido realizada no início da década de 1980.
A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até 2021. Até lá, pelo uma das quatro faces ficará exposta, enquanto as outras passam por manutenção – afinal, os londrinos estão acostumados a avistar o relógio de longe.
O objetivo da intervenção é preservar o monumento, tombado como Patrimônio Mundial da Unesco, para as próximas gerações. Todos os anos, mais de 20 mil pessoas visitam o local, um dos principais pontos turísticos de Londres.
Faces do Big Ben envoltas por andaimes. Foto: Facebook/Parlamento Britânico
Curiosidades sobre o Big Ben
Oficialmente, o sino da Elizabeth Tower é chamado Great Bell (Grande Sino), embora tenha ficado conhecido pelo apelido Big Ben.
O sino pesa 13,7 toneladas, tem 2,7 metros de largura e 2,2 metros de altura.
O mostrador do relógio tem 7 metros de diâmetro. Os números que marcam as horas medem 60 centímetros.
O ponteiro das horas, feito de metal, pesa 300 quilos. O dos minutos, revestido de folhas de cobre, pesa 100 quilos.
Por ano, a distância percorrida pelo ponteiro de minutos equivale a 190 quilômetros.
Imagem ilustrativa de um tubarão-tigre. Foto: Wikimedia Os tubarões são muito antigos! Para se ter uma ideia, as primeiras espécies viveram no planeta há 200 milhões de anos antes dos…
Formigas estão em todo lugar! Ou em quase todo lugar. Na terra, no piquenique no parque, no meio da rua, nas árvores e até na cozinha da sua casa. Não…
A nova espécie de camaleão foi descoberta nas florestas tropicais de Madagascar por uma equipe de cientistas de lá e da Alemanha . Os pequenos animais estão sendo chamados de “nano-camaleões”…