Na semana passada, o Minas Faz Ciência Infantil falou sobre o novo dinossauro brasileiro encontrado no Sul do Brasil, na cidade de Santa Maria (RS). Você sabia que Minas Gerais também é um Estado muito importante para os cientistas que estudam animais e povos do passado?

Minas Gerais possui milhares de sítios arqueológicos e, em muitos deles, foram encontrados verdadeiros tesouros da humanidade. Um exemplo é o sítio da Lapa Vermelha, em Lagoa Santa, onde foi descoberto o esqueleto de Luzia, o mais antigo encontrado na América do Sul.

Crânio Luzia

Crânio de Luzia, o mais antigo encontrado na América do Sul. Foto: Wikimedia

O QUE É UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO?

De acordo com André Prous, arqueólogo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, sítio arqueológico é um local no qual foram preservados vestígios da presença e das atividades do homem. “Então pode ser um paredão natural, no qual se vê pinturas e gravuras, pode ser um lugar de habitação, como uma antiga aldeia onde foram encontrados restos de potes, ou até mesmo um cemitério”, conta.

Minas Gerais é um dos Estados brasileiros onde mais se encontram pinturas e gravuras dos povos pré-históricos. É uma quantidade enorme de imagens desenhadas em paredões e grutas. Além disso, a região se destaca pela qualidade dos vestígios encontrados – não apenas vestígios de ossos, mas também vegetais.

“Nas nossas pesquisas, no Norte do Estado, encontramos muito restos alimentares, plantas cultivadas ou selvagens que eram utilizadas pelos homens pré-históricos. Isso é muito raro”, destaca o arqueólogo.

Todas essas pistas de como viveu a humanidade são patrimônio da união. Os sítios são protegidos pela lei e precisam ser estudados por especialistas, os arqueólogos.

“Ninguém é proprietário, nenhuma pessoa pode montar uma coleção de objetos arqueológicos. A lei não aceita”, informa André.

INDIANA JONES POR UM DIA

Gostou e quer aprender mais? Aproveite o carnaval e conheça seis sítios arqueológicos abertos à visitação:

Outra dica é o mapa de sítios arqueológicos do site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) (instituição que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro) que contém todos os sítios de Minas.