Hamilton durante sua época como principal designer de software do projeto Apollo. Imagem: NASA / Wikimedia Commons
Em uma época em que poucas garotas estudavam ou trabalhavam com computação, uma menina muito esperta chamada Margaret Hamilton foi uma das principais responsáveis por levar o homem à Lua!
Nascida nos Estados Unidos, Margaret era uma jovem curiosa, interessada em temas do universo e, além de matemática e cientista da computação, formou-se como engenheira de software.
Na década de 1960, ela ocupou um cargo muito importante como diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Lá, desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua.
Margaret publicou mais de 130 artigos, atas e relatórios relacionados aos 60 projetos e seis programas importantes nos quais esteve envolvida.
O software de Hamilton impediu que o pouso na Lua fosse abortado!
Com sua cabeça brilhante e habilidades extraordinárias de computação, ela foi capaz de evitar um desastre e permitir que a Apollo 11 fizesse o primeiro pouso bem sucedido da humanidade na Lua.
Hamilton ao lado do software de navegação que ela e sua equipe no MIT produziram para o projeto Apollo. Imagem: Draper Laboratory via Wikimedia Commons
Ouça a história de Margaret:
Via.
Relacionado
Nenhum comentário