Sabia que tem um monte de cientistas e estudantes dedicados a tecnologias aeroespaciais em universidades de Minas Gerais? Se você é um apaixonado pelo universo aerodesign, pode conhecer o trabalho desses pesquisadores e quem sabe pensar nisso para escolhas profissionais no futuro!
Vamos apresentar alguns projetos na área Engenharia. A maioria deles está envolvida na construção de veículos aéreos não tripulados (VANTs) que são levados para a competição anual SAE Brasil Aerodesign.
O campeonato tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a concepção, projeto detalhado, construção e testes.
Os alunos que participam da SAE BRASIL Aerodesign representam equipes de universidades ou faculdades nas quais estudam. Essas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em problemas reais enfrentados pela indústria aeronáutica como, por exemplo, peso das aeronaves, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.
Minas Gerais é muito bem representada na competição a cada ano. Nas últimas edições, universitários de diferentes instituições do estado levaram aproximadamente 20 aeronaves para a disputa. Confira quem são algumas das equipes mineiras:
Trem Ki Voa Micro – UFSJ
A Trem Ki Voa Micro foi criada em 2009 por alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João Del-rei. Em 2010, iniciou sua participação na Competição SAE Brasil AeroDesign na classe micro, na qual o objetivo é desenvolver um projeto aeronáutico de um VANT, radiocontrolado, para transporte de carga. Com dimensões reduzidas, os aviões da classe micro pesam em média 700 gramas, exigindo muito esmero na construção.
A equipe tem se aperfeiçoado a cada ano. Hoje conta com membros dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção. Foram campões nacionais em 2014, além de vice-campeões mundiais em 2015, em evento realizado na Flórida (EUA). Em 2016, foram, novamente, consagrados os melhores do Brasil.
Além da categoria micro, há também aeronaves competitivas em outras classes comandadas pela equipe Trem Ki Voa. Esta, por sua vez, teve origem em 2000, chamada de Equipe Coiote e mais tarde foi renomeada.
Skywards de AeroDesign – UFV
A equipe Skywards da Universidade Federal de Viçosa nasceu em junho de 2009 e atualmente é composta por estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da UFV. A Equipe já participou de três edições da Competição SAE Brasil Aerodesign.
Uai, Sô! Fly!!! – UFMG
A Uai, Sô! Fly!!! é a equipe de aerodesign da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela foi criada em 1999 no CEA (Centro de Estudos Aeronáuticos). Os projetos de aeronaves são realizados integralmente por 37 estudantes de graduação da Escola de Engenharia da UFMG.
A equipe trabalha em grande galpão com equipamentos de alta tecnologia, assim a UFMG é uma das únicas universidades no mundo capaz de desenvolver por completo uma aeronave em suas instalações, desde a concepção do projeto até a construção.
A Uai, sô! Fly é tetracampeã nacional e tricampeã internacional na competição organizada pela SAE. A equipe também conquistou o Troféu Embraer Excelência em projeto, que reconhece a excelência de projetos levando-se em conta características, como inovação, simplicidade, boas práticas e documentação.
Uirá – UNIFEI
O projeto acadêmico Uirá Aerodesign nasceu em 2001 para projetar, construir, testar e voar uma aeronave cargueira rádiocontrolada em escala reduzida não tripulada, nas competições de Aerodesign. Hoje a equipe participa da SAE Brasil Aerodesign nas classes Regular e Micro, e conta com cerca de 30 membros estudantes da Universidade Federal de Itajubá.
Em 2006, com o 2° lugar no campeonato nacional, a Uirá ganhou uma vaga na competição internacional no Texas (EUA). Lá conquistou a 3ª colocação geral, além dos prêmios de maior carga carregada, melhor trajetória de voo e excelência em engenharia e projeto.
Em 2013, se tornou a campeã nacional e foi disputar novamente a competição mundial. Desta vez, ficou em 4° lugar geral e manteve a 1ª colocação no quesito de maior carga levantada. Em 2014, foi 2º lugar nacional sendo enviada para o campeonato mundial na Flórida (EUA). Na disputa internacional, obteve o 2° lugar geral, além dos prêmios de maior carga levantada e 2° melhor relatório técnico.
CEFAST Aerodesign – CEFET-MG
Criada em 1999 e formada por alunos das mais diversas áreas de engenharia, a equipe CEFAST Aerodesign representa o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais em competições nacionais e internacionais da SAE, vinculada ao Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC) da instituição.
A equipe é bicampeã brasileira, tem quatro vice-campeonatos nacionais, além de um primeiro lugar internacional. Os trabalhos se dividem na área de desempenho, responsável pelos estudos de performance da aeronave; estabilidade e controle, que envolvem os principais movimentos do avião em torno do sistema de eixos de referência; e área de elétrica que dimensiona superfícies de controle da aeronave, baterias e cabos elétricos, entre outras atividades.
Muito legal a reportagem, parabéns por abordar um tema que muitas vezes passa esquecido por aqui. A tradição da engenharia aeronáutica de Minas Gerais vem de longa data, inclusive com a construção de duas aeronaves recordistas de velocidade pela UFMG, totalizando 9 recordes mundiais homologados pela Federação Internacional.
Obrigada pelo retorno, Raphael. Quando quiser sugerir outas matérias, será muito bem-vindo 🙂
Olá! Somos a Equipe 12 Bis de aerodesign da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e se possível, gostaríamos de ser mencionados também =)
https://www.facebook.com/Equipe12Bis