Poluição não só é só fumaça que sai dos carros e das indústrias. Ela pode ser também excesso de luz, o que chamamos de poluição luminosa.

Esse tipo de poluição é causada pela luz artificial criada pelos humanos. São as luzes das nossas residências, de prédios comerciais, de ruas, de postes e estabelecimentos que causam efeitos prejudiciais…

O excesso de luz artificial interfere nos ecossistemas e traz efeitos negativos para a saúde humana, como alterações no nosso relógio biológico.

Cidades super iluminadas também nos impedem de ver as estrelas, o que interfere nas observações astronômicas e em vários experimentos científicos da astronomia.

A poluição de luz é um efeito colateral do desenvolvimento das cidades e da industrialização. Ela é pior nas áreas mais urbanizadas. É por isso que quando vamos a um sítio ou fazendo no interior conseguimos enxergar as estrelas no céu com mais clareza!

Mapa interativo da iluminação noturna

Existe um mapa interativo da iluminação do Planeta criado com base em informações coletadas por cientistas ao longo de vários anos. O estudo foi publicado na revista científica Science Advances.

Os dados foram coletados em fotos tiradas por satélites. Os cientistas conseguiram mapear e comprovar o aumento da luminosidade artificial ao longo dos anos.

Mapa do Brasil com os pontos de iluminação em destaque na costa e nas grandes cidades e capitais. / Reprodução.

Mapa do Brasil com os pontos de iluminação em destaque em amarelo. Na costa e nas grandes cidades e capitais, a poluição luminosa é maior. / Reprodução.

Clique aqui para explorar o mapa interativo da iluminação noturna.

Via.