Você já deve ter aprendido na escola que a polinização é o processo de transferência do pólen de uma planta para outra.
A polinização é o processo reprodutivo das plantas: é o modo como o gameta masculino consegue chegar até o gameta feminino e fecundá-lo.
Geralmente, o agente polinizador é uma abelha ou outro inseto, mas também pode ser um morcego, aves, o vento, a água e…
…seres humanos!
Humanos podem polinizar plantas?
Sim, e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem pesquisas sobre essa técnica, conhecida como polinização artificial, controlada ou manual.
Essa é uma técnica bastante comum na produção de frutas como o maracujá e a graviola e os pesquisadores da UFLA estão estudando o processo também na pitaia.
As flores da pitaia são grandes, medindo aproximadamente 30 cm de comprimento, com uma coloração branca e creme.
A floração na região de Lavras, onde está a Universidade, ocorre a partir do final de outubro e vai até abril aproximadamente. Uma curiosidade importante da polinização da pitaia é que a abertura das flores tem início à noite, a partir das 19h, prolongando-se até às 8h do dia seguinte. Ou seja: é preciso trabalhar à noite!
Benefícios da polinização manual
A intenção da polinização artificial na pitaia, de acordo com o professor José Darlan Ramos, do Departamento de Agricultura da UFLA, é garantir maior pegamento, melhor qualidade das frutas e, consequentemente, resultar em uma maior produtividade.
Como é feita a polinização manual da pitaia?
Atualmente, na UFLA, há dois experimentos sendo realizados sobre polinização. Um deles, conduzido pelo doutorando Ellison Rosário de Oliveira, é feito da seguinte maneira:
“As flores são ensacadas com sacos de TNT (tecido não tecido) com dimensão de 45 x 28 cm na tarde anterior à abertura. Na manhã do dia seguinte, as flores são desensacadas e, com o auxílio de um pincel, o pólen é colocado no estigma da flor, e, em seguida, a flor é novamente ensacada para evitar a interferência de agentes externos.”
Ainda segundo Elisson, a polinização artificial é uma técnica simples, e pode ser aplicada pelos pequenos produtores; já que o pólen de seis flores, por exemplo, é suficiente para polinizar até 40 outras flores.
Produção de frutas no Brasil
Nosso país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A fruticultura é um dos setores de maior destaque do agronegócio brasileiro.
O cultivo de espécies exóticas, como a pitaia, vem ganhado espaço nos pomares nacionais, assim como as tecnologias desenvolvidas por pesquisadores para aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto final.
Com informações da Assessoria de Comunicação da UFLA.
Estamos fazendo uma pesquisa!
Clique na imagem abaixo e participe! 😉
Parabéns a toda equipe da UFLA e da MINAS FAZ CIÊNCIA!!!
Show os trabalhos sobre a pitaia.
Sou apaixonado por fauna e flora, agropecuária e pesca.
Que Deus continue sempre iluminando a vocês todos na busca de novas tecnologias para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.
Forte abraço.
Joel Souza
Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
[…] também na pitaya e atualmente há dois experimentos sendo realizados sobre a técnica. Confira aqui o texto […]