Aqui no Brasil estamos no meio do inverno, mas há cidades (como Belo Horizonte!) que são quentes o suficiente para que a gente possa tomar sorvete mesmo na estação mais fria do ano.

Você já sentiu “dor de cabeça de sorvete”?

É uma sensação bem comum quando tomamos algo muito gelado. O efeito também é conhecido como “congelamento cerebral”.

Na próxima vez que você tomar sorvete, quando uma dor de cabeça fizer você parar de se deliciar com seu doce gelado, lembre-se desse texto e entenda o que realmente está causando a dor de cabeça.

O que causa o congelamento cerebral?

Não há muita pesquisa sobre o congelamento cerebral. Segundo o JStor, uma importante revista de publicações científicas, a melhor fonte de informação é o British Medical Journal. Nesse jornal inglês, os cientistas divulgam os resultados de suas pesquisas.

Um estudo revelou que quem toma sorvete na velocidade máxima tem duas vezes mais chances de desenvolver essa dor de cabeça do congelamento de cérebro.

Essa pesquisa foi feita com 150 alunos entusiasmados do ensino médio.

"Vai um sorvetinho?" Foto de Bev Sykes via Flickr 2.0

“Vai um sorvetinho?” Foto de Bev Sykes via Flickr 2.0

O que dizem os cientistas?

Foto de pratanti via Flickr 2.0

Foto de Pratanti via Flickr 2.0

O pesquisador Joseph Hulihan explica que o congelamento cerebral é, na verdade, a causa mais comum de dores de cabeça, afetando quase um terço da população. Hulihan queria entender também as conexões entre a dor de cabeça de sorvete e enxaqueca, assunto de muita incerteza.

Ele também especula que o congelamento cerebral pode ser causado por uma redução temporária no fluxo sanguíneo. O fenômeno da vasoconstrição desempenha um papel nas enxaquecas, de modo que o congelamento cerebral pode ajudar a entender também essa condição mais debilitante.

Vasoconstrição é quando os nossos vaso sanguíneos se contraem.

A teoria da vasoconstrição de Hulihan continua sendo o melhor palpite sobre o mecanismo dessa aflição comum. O congelamento do cérebro não é considerado uma condição grave!

Felizmente, a ciência não sugere evitar guloseimas congeladas! Você só precisa comer com menos pressa e mais cuidado:

“A abstinência de sorvete não é indicada”

Oba! 😉

Via.