Água e fogo são dois elementos da natureza muito importantes para nossa vida. São essenciais também para fazer e entender ciência. Selecionamos alguns fatos interessantes sobre temperatura, composição química e a presença desses elementos no planeta Terra.

ÁGUA

  • Cada molécula de água é composta de dois átomos de hidrogênio ligados a um único átomo de oxigênio. A fórmula química é H2O. A água tem três estados: líquido, sólido e gás. A palavra água geralmente se refere ao estado líquido. O estado sólido é o gelo, enquanto o gasoso é conhecido como vapor.
    Foto: Apasciuto

    Foto: Apasciuto

     

  • A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra. Os três maiores oceanos do planeta são o Pacífico, o Atlântico e Índico. O ponto mais fundo dos oceanos é chamado de fossas de Marianas, que tem aproximadamente 11 mil metros de profundidade. Esse trecho fica no Oceano Pacífico, perto das Filipinas. Conheça as serpentes, dragões e diabos que habitam o fundo do mar.
  • Cada quilo de água do mar contém cerca de 35 gramas de sal dissolvido. O ponto de congelamento da água diminui à medida que a quantidade de sal dissolvida aumenta. Com níveis médios de sal, a água do mar congela a 2 graus.
    Foto: Neil Palmer/CIAT for Center for International Forestry Research (CIFOR).

    Foto: Neil Palmer/CIAT for Center for International Forestry Research (CIFOR). Rio Amazonas.

     

  • O rio Nilo é o mais longo no mundo, com 6.650 quilômetros de comprimento. O segundo maior rio é o Amazonas, com 6.400 quilômetros de extensão.
  • O ciclo da água envolve a evaporação, condensação em pequenas gotículas que formam as nuvens, retorno à superfície em forma de chuva (neve ou granizo) e nova evaporação para continuar o ciclo. Veja mais em nosso post sobre as nuvens.
  • A água ferve a 100 graus, nas condições normais no nível do mar. No entanto, no topo do Monte Everest, local de elevada altitude, a água ferve a 68 graus.

Quer saber por que nosso dedos enrugam quando ficamos muito tempo na água? Leia aqui.

FOGO

  • O fogo é uma reação química que libera luz e calor. Esse processo de queima depende da combinação de combustível e oxigênio. Esse combustível pode ser carvão, petróleo, papel, madeira, entre outros.
    Foto: Shan Sheehan

    Foto: Shan Sheehan

     

  • As chamas podem ter cores diferentes, dependendo da substância que está queimando. De uma forma geral, quanto mais clara a chama, mais quentes e potentes são os processos químicos e a combustão. Por exemplo, uma chama de vela normalmente queima a 1.000 graus.
  • Fogo também é muito útil para os seres humanos para iluminar, aquecer, cozinhar e muito mais. O homem dominou a técnica do fogo na pré-história. A partir desse momento, o fogo se tornou um meio de modificar o mundo.  Em breve, a revista Minas Faz Ciência Infantil trará uma reportagem especial sobre a importância do fogo para a humanidade.

    Foto: Vladimir Pustovit

    Foto: Vladimir Pustovit

  • O fogo é perigoso, se manipulado de forma errada. Queimaduras podem causar bolhas na pele. Além disso, existem os incêndios florestais que são extremamente destrutivos para a natureza.
  • Há três formas de combate a incêndios: retirando a fonte de combustível, removendo calor usando a água ou abafando o oxigênio. É por isso que, muitas vezes, vemos os bombeiros batendo nos focos de incêndio com abafadores. Os extintores são usados para controlar o fogo com descarga de água, espumas, dióxido de carbono, produtos químicos secos ou outras substâncias.

    Bombeiros usando abafadores no combate a incêndio no Distrito Federal. Gabriel Jabur/Agência Brasília

    Bombeiros usando abafadores no combate a incêndio no Distrito Federal. Gabriel Jabur/Agência Brasília

Fonte de informações: Science Kids e Easy Science for Kids.