Os peixes fazem xixi?

Essa pergunta a gente achou lá no Facebook (já segue a nossa página? É Minas Faz Ciência!). Ela foi feita pela Cecília, filha dos professores da Universidade Federal de Ouro Preto, Karina e André.

A resposta é sim, eles fazem.

Os peixes fazem xixi porque também precisam eliminar o excesso de água acumulada em seus corpos. Eles têm rins e produzem muita urina para evitar que os tecidos fiquem saturados.

A urina dos peixes é composta por creatina, ureia, amônia e resíduos nitrogenados. Nos oceanos, esse xixi é especialmente importante para os recifes de corais.

Quando os peixes urinam, eles liberam fósforo e amônia, que ajudam no crescimento e na sobrevivência dos recifes de coral.

O xixi dos peixes e os corais

Foto de Abel Valdivia / Center for Biological Diversity

Foto de Abel Valdivia / Center for Biological Diversity

Cientistas que estudam os peixes e os oceanos descobriram que nos recifes de coral onde a pesca ocorre, muitos nutrientes essenciais estão faltando, porque há menos peixes grandes fazendo xixi por ali

Nas áreas com menos pesca e peixes predadores maiores, os níveis de nutrientes são mais saudáveis.

Ou seja, se você tirar os peixes grandes, você também está removendo vários nutrientes importantes do ecossistema.

O ecossistema é a relação equilibrada e saudável entre a fauna, a flora, os microrganismos em um ambiente. Quando um desses elementos falta ou aparece em excesso, todo o restante começa a ter problemas. Por isso, precisamos preservar e cuidar de cada pedacinho da natureza, desde os animais e vegetais pequenos, que a gente mal consegue ver, até os maiores.

Uma curiosidade: Comparados aos peixes de água doce, os de água salgada, que já perdem água por osmose, produzem muito menos urina. Ou seja, tem mais xixi de peixe nos rios e lagos de água doce do que no mar.

Conhece uma criança curiosa?

Mande as perguntas dele ou dela pra gente!

Via / Universidade de Washington / Nature.