Aos professores das ciências uma dica: a Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou gratuitamente um livro sobre Astrobiologia, que reúne textos de alguns dos maiores especialistas brasileiros. A produção é resultado dos trabalhos realizados por pesquisadores no Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia (NAP/Astrobio) em debates que vão desde origem da vida até as viagens interestelares e os exoplanetas que foram descobertos nos últimos anos.

livro-astrobiologiaEm que este livro pode ajudar?

A ideia é que o livro Astrobiologia: uma ciência emergente sirva de base para responder a curiosidades como: De onde viemos? Para onde vamos? Estamos sozinhos no Universo? Essas são perguntas que crianças e adultos se fazem, por isso são consideradas as três grandes questões da Astrobiologia. Os textos do livro embasam cientificamente as respostas e propõem discussões recentes dessa “metadisciplina”.

A Astrobiologia procura responder essas perguntas baseando-se na história da vida na Terra e suas relações com o planeta, extrapolando esse conhecimento para o desenvolvimento de metodologias para o estudo de outros mundos, seja com robôs, missões tripuladas ou técnicas astronômicas.

Os cientistas dessa área estão desbravando novas fronteiras do conhecimento humano, mas esse é apenas o início desse esforço interdisciplinar e internacional, que já está se estabelecendo também no Brasil.

Que tal levar isso para sala de aula?

O livro traz explicações e imagens muito didáticas sobre fenômenos estudados nas aulas de ciências. É uma abordagem moderna para temáticas como: formação de moléculas, sistema solar, versatilidade dos micróbios em ambientes extremos da Terra, sistemas estelares, clima, fósseis, formação dos átomos, ambiente espacial, gravidade, nuvens, efeitos estufa, entre outros.

Imagem Efeito Estufa: Ilustração do processo do efeito estufa natural terrestre. Ilustração: Maurício Marcelo / Tikinet. Imagem usada no capítulo 4 - PLANETAS HABITÁVEIS: Onde estão os lugares no Universo adequados - O texto traz um debate se o efeito estuda é vilão ou herói para a manutenção da vida em nosso planeta.

Imagem Efeito Estufa: Ilustração do processo do efeito estufa natural terrestre. Ilustração: Maurício Marcelo / Tikinet. Imagem usada no capítulo 4 – PLANETAS HABITÁVEIS: Onde estão os lugares no Universo adequados – O texto traz um debate se o efeito estufa é vilão ou herói para a manutenção da vida em nosso planeta.

Glossário

O livro tem também um glossário muito útil para as aulas de ciências. Conceitos resumidos e didáticos de asteroide, Big Bang, buraco negro, meteorito, seleção natural, entre outros. Precedem o glossário, 16 capítulos, contendo cada um deles um artigo preparado pelos pesquisadores da USP. É possível baixar o livro completo clicando aqui.

Afinal, o que é Astrobiologia?

“A astrobiologia não é, em sua formulação atual, uma nova disciplina científica, nem mesmo é detentora de respostas que nenhuma outra ciência pôde obter até agora. Não há magia ou milagre, apenas trabalho duro e criatividade. A astrobiologia pode ser vista como uma área de pesquisa multi, inter e até transdisciplinar, que procura maneiras novas para entender o fenômeno da vida no Universo, sua origem, evolução, distribuição e futuro. Funciona, acima de tudo, como uma perspectiva para melhorar a comunicação e o intercâmbio de ideias entre pesquisadores de diferentes áreas com um interesse comum, a origem e evolução da vida no universo” (Astrobiologia: uma ciência emergente, p. 17).

Astronomia

Estamos mesmo numa onda de Astronomia e ela foi assunto recente de artigo no Minas Faz Ciência. A matéria é sobre o trabalho do Grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia), da PUC Minas, que está na fase inicial de um projeto de estudo da Astronomia na pré-história, usando pinturas rupestres em Minas Gerais. E ainda tem mais… A equipe Minas Faz Ciência está preparando conteúdos bacanas sobre Astronomia. Fiquem de olho, em breve a gente conta novidades!