De repente, você falou alguma coisa, todo mundo olhou em sua direção e pronto! Seu coração ficou acelerado, as bochechas esquentaram e ficaram vermelhas “como um pimentão“.

Você, meu amigo/amiga, está envergonhado e está corando por causa disso.

Corar e envergonhar-se andam de mãos dadas. Ficar vermelho é uma resposta natural a uma emoção forte, capaz de lhe deixar sem reação.

Por ser uma demonstração muito interessante do nosso organismo, os cientistas buscam explicá-la. E nós fomos pesquisar, como isso funciona.

O QUE DIZ A CIÊNCIA

O rubor (vermelhidão) nas faces é governado por uma parte do cérebro que ativa sua resposta de luta ou fuga. Este sistema é chamado involuntário, ou seja, você não tem controle sobre ele. É diferente de uma ação voluntária, como mover um braço.

Quando você está envergonhado, seu corpo libera adrenalina. Este hormônio age como um estimulante natural e tem uma série de efeitos sobre o seu corpo, todos parte da resposta de luta ou fuga.

A adrenalina acelera a respiração e a frequência cardíaca para prepará-lo para fugir do perigo. Suas pupilas se dilatam, para enxergar melhor, toda a energia do seu corpo é direcionada para os músculos.

A adrenalina também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos (chamada vasodilatação ), a fim de melhorar o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio. Por isso, você fica corado, com aquela sensação de queimação.

É interessante notar que esta é uma resposta incomum de suas veias. Outros tipos de vasos sanguíneos respondem à adrenalina, mas as veias de outras partes do corpo geralmente não reagem.

O LADO BOM

Se você se sente desconfortável quando fica vermelho em frente às pessoas, não se preocupe. Esta é uma reação natural do seu corpo. Segundo alguns estudiosos, essa reação mostra um lado positivo do seu jeito de ser. É um sinal de que possui inteligência emocional e se preocupa com o que as outras pessoas pensam sobre os seus atos.

Algumas atitudes podem ajudar a se sentir mais confortável quando ficar embaraçado:

  1. Relaxe quando isso acontecer. Quanto mais tenso/a, pior a vermelhidão;
  2. Respire fundo e relaxe os ombros. Isso ajuda a diminuir o fluxo de sangue para os rosto;
  3. Fale sobre o assunto. Ao invés de tentar esconder, apenas trate naturalmente e diga “vou ficar vermelho/a mais uma vez”. Sorria e siga em frente;
  4. Aceite as reações do seu organismo. Não se envergonhe delas;
  5. Não se preocupe tanto com a opinião dos outros. As pessoas legais e que valem a pena não ficarão criticando a forma como você é.

Para saber mais:

  • Nem eu sabia [vídeo]
  • Go Beta Go [vídeo]

Leia também:

Gifs animados: https://giphy.com