Na segunda-feira, dia 17 de abril, começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que a gente conhece como gripe.
A gripe é causada por um vírus que sofre mutação, ou seja, ele muda com frequência e nosso organismo não consegue se proteger sozinho. Por isso, todo ano a gente pode pegar gripe de um vírus diferente.
Essa mudança do vírus influenza é justamente o que faz com que a gente tenha que se vacinar anualmente contra a gripe.
Esse ano, mais de 54 milhões de pessoas no Brasil vão ser vacinadas e as crianças de seis meses até cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) estão no grupo prioritário.
Professores e idosos também estão nessa lista, porque têm mais risco de pegar gripe.
O Ministério da Saúde, que é o órgão do governo federal responsável pelas campanhas de vacinação no Brasil, adquiriu 60 milhões de doses para a imunização.
O que é imunização?
Imunização quer dizer que o nosso organismo adquire proteção imunológica contra uma doença infecciosa.
Quando o nosso organismo tem contato com corpos estranhos, como vírus e bactérias, o corpo se defende produzindo os chamados anticorpos.
A gente toma vacina para adquirir imunidade contra algumas doenças, ou aumentar a nossa resistência a infecções, sem ter que ficar doente para isso.
Como as vacinas funcionam?
Uma vacina é feita com organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados, que não nos deixam doentes.
Quando a gente é vacinado, o nosso corpo detecta a substância que está nela e produz anticorpos, que evitam que a doença apareça no futuro.
As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa e a imunidade é induzida contra futuras infecções pelo mesmo microorganismo que causa a doença, mas sem o risco de contaminação.
Como posso me proteger da gripe?
Mesmo se você não tomar a vacina, medidas simples de higiene podem ajudar a evitar a gripe ou, pelo menos, não espalhar o vírus.
- Vírus e bactérias podem sobreviver por duas horas ou mais em superfícies como torneiras ou telefones. Por isso, lavar as mãos com frequência é uma medida importante para se proteger.
- Não tussa ou espirre em suas mãos, porque elas podem ficar cobertas de vírus, que pode ser facilmente espalhado para outras pessoas.
- Cubra o nariz e a boca com papel higiênico ou lenço de papel ao espirrar ou tossir, depois jogue o papel fora.
- Sempre que tossir ou espirrar, lave bem as mãos com sabonete e, de preferência, água morna. Esfregue os dois lados das mãos por ao menos 15 segundos e enxágue com bastante água.
- Evite circular em ambientes fechados com grande aglomeração de pessoas no período em que o vírus está circulando mais, como no outono e no inverno.
- Fique longe das pessoas gripadas até que elas estejam bem e não possam transmitir mais o vírus.
A campanha de vacinação contra a gripe vai até dia 26 de maio.
Você pode ler mais sobre o assunto no site do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário