Já reparou que quando você toma um banho demorado ou fica muito tempo dentro da piscina os dedos ficam enrugados?

 

Por muitos anos, a explicação que todo mundo tinha para este fenômeno era que os dedos ficavam enrugados porque a água passava do exterior, onde estava mais abundante, para o interior dos dedos, em um processo chamado de osmose.

No entanto, pesquisadores começaram a estudar outras respostas possíveis para os dedos enrugados na água. Isso porque, desde a década de 1930, já se sabia que o efeito do enrugamento não ocorre quando há danos no sistema nervoso.

A verdade é que os dedos enrugados melhoram nossa aderência em objetos molhados ou submersos. Eles afastam a água, como a chuva se afasta dos pneus de um carro (que também não é lisinho!).

Ao enrugar a pele, conseguimos evitar um escorregamento, além de segurar objetos com mais facilidade quando nossas mãos ainda estão molhadas.

na_piscinaPesquisas

dedos_enrugadosEm 2011, Mark Changizi, um neurobiólogo americano, e seus colegas, sugeriram que o enrugamento é um processo que deve ter uma função evolutiva.

A equipe dele mostrou que o padrão de rugas realmente melhora a aderência, ou seja, dedos enrugados ajudam a gente a segurar melhor as coisas.

No estudo que eles fizeram, os participantes pegavam objetos molhados ou secos, incluindo mármores de diferentes tamanhos, com as mãos normais ou com os dedos enrugados (após ficar com a mão em água morna por 30 minutos).

Eles perceberam que com os dedos enrugados foi mais rápido pegar mármores molhados do que com os secos! Mas as rugas não fizeram nenhuma diferença para mover objetos secos…

No passado

Os dedos enrugados podem ter ajudado nossos antepassados a coletar alimentos de vegetação úmida ou riachos. Nos pés, funcionam como uma boa ajuda para andar descalços em dias de chuva.

Fontes: BBE / SA / Nature.