Pergunte a seus pais: como é que eles faziam pesquisas para a escola antes de existir a internet e computador?
É provável que eles digam que frequentavam bibliotecas e também pesquisavam em enciclopédias.
As enciclopédias são uma coletânea de textos numerosos que têm o objetivo de descrever o estado atual do conhecimento humano. São grandes obras publicadas em formato de livro, com muitos textos e ilustrações, que tratam das ciências e artes que existem até os dias de hoje.
Com a invenção dos computadores e a disseminação do acesso à internet, essas enciclopédias em formato de livros começaram a desaparecer das estantes. Agora a gente pode usar ferramentas mais rápidas e fáceis que estão on-line, como a Biblioteca Digital Mundial, por exemplo.
O que tem nessa Biblioteca?
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Milhares de documentos em árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português estão à disposição do público.
O projeto é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com outras 32 instituições.
Uma biblioteca diferente
Essa não é uma biblioteca comum porque não tem em seu acervo publicações atuais.
Entre os documentos mais antigos estão alguns códigos pré-colombianos – uma contribuição do México – e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei da Espanha em 1562.
O acervo inclui o Hyakumanto Darani, um documento japonês publicado em 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; trabalhos científicos árabes que revelam o mistério da álgebra, a Bíblia de Gutenberg e fotos antigas da América Latina provenientes da Biblioteca Nacional do Brasil.
Cada um destes itens da cultura mundial é acompanhado por uma breve explicação do seu conteúdo e significado. Os documentos foram digitalizados e incorporados no idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, incluindo o português.
A biblioteca foi lançada com 1.200 documentos, mas foi projetada para receber um número ilimitado de textos, gravuras, mapas, fotografias e ilustrações. Hoje, já são mais de 15 mil documentos de 193 países.
Que tal começar a explorar?
Nenhum comentário