É muito divertido estudar os bichos nas aulas de ciências para saber o que eles comem, onde nascem e como se reproduzem. Mais legal ainda é pode visitar esses animais pessoalmente e ver como se comportam no dia a dia. Se você tem curiosidades sobre aves, répteis e mamíferos, vai gostar de conhecer alguns bichos que vivem no Zoo de BH. Escolhemos apenas oito dos mais de 3 mil animais que moram no zoológico da capital mineira. Aqui você fica sabendo o nome científico e as principais informações de cada espécie na vida em habitat natural. Confira:
1 – Elefante africano (loxodonta africana)
É o maior mamífero terrestre do mundo. Forma grandes grupos, em uma sociedade comandada por fêmeas. Come grama verde encontrada nos jardins e descampados, cereais, bambus, além de outras plantas. Gosta de tomar banhos de lama, formando na pele uma crosta protetora contra insetos. Anda diariamente muitos quilômetros à procura de alimento e água. Pode comer até 170 quilos por dia. Vive em toda a África, exceto no Saara e outras regiões desérticas. A gestação das fêmeas dura 22 meses e nasce um filhote. Os bebês podem pesar entre 90 e 120 quilos.
2 – Chimpanzé (pan troglodytes)
É um bicho que gosta de formar grupos para viver. Constrói ninhos nas árvores para passar a noite. Come frutos, flores, folhas, insetos, aves e outros mamíferos. Durante o dia, anda pelo chão à procura de alimentos. Vive, geralmente, no Centro-Oeste da África. A fêmea Chimpanzé tem gestação de 8 meses e quando nasce o filhote ele permanece dependente da mãe por um longo período porque pode mamar até os 4 anos.
3 – Gato palheiro (leopardus colocolo)
Pequeno felino selvagem que tem como principal característica listras escuras e largas nas patas. É um animal predominantemente terrestre, de hábito noturno e solitário. Vive, geralmente, na América do Sul. Come pequenas aves, roedores e lagartos. A fêmea pode dar à luz de uma só vez a 3 filhotes, após a gestação que dura 80 dias.
4 – Rinoceronte branco (ceratotherium simum)
É um dos maiores mamíferos terrestres e pesa de 2,5 a 3,5 toneladas. Tem o hábito de demarcar território com fezes e urina. É uma espécie frequentemente vítima da caça, o que tem diminuído muito a população natural. Vive no Centro e Sul da África. Na época do acasalamento, os machos lutam pelas fêmeas e a briga pode resultar em mortes. O rinoceronte se alimenta de folhas, principalmente gramíneas – bem parecido com o elefante africano, que já conhecemos aqui no post.
5 – Cágado-de-barbicha (phrynops geoffroanus)
Tem um par de barbelas (dobrinhas de pele) na mandíbula inferior, por isso levou o nome de cágado-de-barbicha. O pescoço encolhe lateralmente, diferente de tartarugas e jabutis. Vive em rios, lagos e lagoas de correnteza lenta na América do Sul. No Brasil, é encontrado nas regiões Norte e Sudeste. Come peixes, moluscos e vegetais. A fêmea bota de 6 a 30 ovos em bancos de areia próximos às margens dos rios e lagos. Os filhotinhos ficam incubados na casca de 100 a 120 dias. O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura de incubação.
6 – Jacaré-de-papo-amarelo (caiman latirostris)
Animal encontrado no Leste do Brasil (do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul). Vive também no Uruguai, Norte e Nordeste da Argentina, Paraguai e Leste da Bolívia. Gosta de morar nas florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. Tem o ventre amarelo, focinho curto e largo. Pode medir até 3,5 metros de comprimento. É uma espécie inofensiva, que só agride se for provocada. O jacaré-de-papo-amarelo vive cerca de 50 anos. Ele é carnívoro, por isso come alguns moluscos, crustáceos, aves e répteis. As fêmeas constroem os ninhos perto da água, onde depositam de 25 a 30 ovos em amontoados de folhas secas e plantas. O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura de incubação, assim como o cágado-de-barbicha.
7 – Pavão-azul (indian peafowl)
Vive em pequenos grupos nas florestas. É uma ave criada em todo o mundo. Come frutos, sementes, insetos e répteis. O macho é exibido e possui um grupo de duas a cinco fêmeas durante a fase de reprodução. Ele usa a cauda colorida para atraí-las. A fêmea põe de 3 a 5 ovos, que são chocados durante 30 dias.
8 – Arara-vermelha (ara chloroptera)
Esta ave come frutos e sementes. Vive em grupos nas florestas, beiras de rios e lagos. Durante a reprodução, faz o ninho em buracos de árvores altas e em fendas nos barrancos, mas não é em qualquer lugar. Prefere montar o aconchego dos filhotes perto da água. A fêmea põe 2 ovos, que são chocados por ela durante 28 dias.
Em Belo Horizonte, o Jardim Zoológico está aberto ao público de terça a domingo, de 8h30 às 16h. É legal também aproveitar o passeio para visitar o Jardim Botânico e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco. Informações pelo telefone: 3277-8489.
nunca ouvi falar que existia elefante americano , somente o africano e o asiático !