Se você precisasse escrever todas as coisas que tem vontade de saber, as perguntas caberiam nesta página? Enquanto pensa no assunto, que tal falarmos dessa mania (principalmente, das crianças) de querer tirar um montão de dúvidas sobre as coisas da vida? Quem vai nos ajudar com essa tarefa é a professora e filósofa Suelen Nery dos Santos.
Ela explica que as crianças têm tanta curiosidade porque a infância é a época de descobrir o mundo. É nessa fase que as pessoas observam os modos como as coisas funcionam e começam a aprender e a fazer as perguntas, sempre com o objetivo de saber um pouco mais sobre tudo! Antes que você pense que fazer perguntas seja algo ruim, já vamos explicando que questionar é uma das coisas mais legais do universo! Afinal, se temos vontade de aprender, precisamos, mesmo, de perguntar sem cansar (e sem ficar com vergonha!).
Geralmente, quem pergunta sempre descobre algo interessante. A filósofa nos explica que as crianças procuram saber mais sobre o funcionamento do cérebro, o começo do mundo ou a vida dos animais. Além disso, elas querem entender coisas como o nascimento dos bebês, o sentimento de raiva e por que, às vezes, as pessoas ficam más. O corpo também interessa muito às crianças: por que há diferença entre meninos e meninas? O que é o xixi? Como dormimos? O que faz as pessoas tão diferentes?
“Universidade das Crianças”
Ao pensar nas dúvidas das crianças, alguns professores da UFMG – a Universidade Federal de Minas Gerais – desenvolveram um projeto que ganhou o nome de “Universidade das Crianças”. Eles reuniram, em um site, muitas questões, que foram transformadas em programas de áudio e em vídeos de animação.
Para certas perguntas, a ciência tem respostas. Para outras, não. A professora Débora D’Ávila Reis é bióloga e uma das coordenadoras do projeto e diz que ter as respostas na ponta da língua não é o mais importante.
“O projeto espera que as crianças duvidem das respostas e se sintam estimuladas a testá-las e a fazer outras perguntas. A ciência também funciona mais ou menos assim”, conta.
No site, existem respostas muito legais para perguntas que você também já deve ter feito. Veja algumas delas: de quê nosso corpo é formado? Por que suamos muito? Por que temos umbigo? Como surgiram as palavras? Por que não nascemos sabendo? A estudante Lívia Nicolly, de 10 anos, também pensou em algumas dúvidas e gostaria de compartilhar com vocês:
“Quando a gente cresce? Por que o céu é azul? Por que a lua é branca? Por que moramos do lado de fora da Terra?”
Você tem resposta para as perguntas da Lívia? Sabe onde ela pode encontrá-las? Claro que não vamos dar as respostas assim tão facilmente, né? É só pesquisar e ajudá-la a descobrir. Ah! E vai aí uma dica muito, muito legal: no site do projeto da professora Débora D’Ávila Reis (www.universidadedascriancas.org), uma equipe de cientistas pode te ajudar a responder um tantão de perguntas.
Por: Vivian Teixeira
Nenhum comentário