Antes de tentar te iludir, pergunto a você: ótica ou óptica? Imagino que já deve ter lido as duas palavras, por exemplo, em lojas de óculos. Mas qual seria a forma correta de escrever quando falamos de visão? Aposto que, pelo subtítulo ali de cima, os mais atentos vão perceber a dica!

Segundo o dicionário Aulete, “óptica” é a parte da Física que trata da luz, do fenômeno da visão, e, também pode ser o estabelecimento que vende ou fabrica instrumentos ópticos, como óculos e lunetas.

Já a palavra “ótico”, em seu sentido original, tem a ver com o ouvido. Daí nascem palavrinhas como “otite” (a inflamação no ouvido) e “otologista” (o médico especialista em quê? Em ouvido!).

E aí, percebe que a ilusão já começa na palavra? O professor de português Sérgio Nogueira diz que os dicionários atuais já registram a forma “ótica” como variante de “óptica”, sendo possível e correto usar os dois modos para se referir à visão.

Cérebro, o traidor

Em algum lugar – seja em casa, com sua família, na escola, na TV ou no computador –, você já deve ter ouvido falar que o cérebro é quem comanda todas as ações do nosso corpo. Com o controle da visão, a coisa não é diferente!

O mecanismo que faz você enxergar é formado por um sistema composto, basicamente, pelo olho, que funciona como uma câmera perfeita, e pelo cérebro, que interpreta o que o olho registra. Na interpretação que o cérebro faz de algo está a ilusão. Isso não quer dizer que nosso cérebro esteja errado, mas ele pode, digamos, ser enganado.

Segundo o professor Aba Cohen, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, o cérebro pode preencher alguma imagem com algo que já conhecemos, para fazer sentido, mas, às vezes, não é o que nosso olho registrou.

Desse modo, surge a ilusão de óptica! Para ficar mais claro, veja estes exemplos!

Observe este desenho, criado pelo cartunista W.E. Hill, em 1915. O que você vê?

screenshot-2016-11-26-20-19-00

Numa primeira olhada, a gente identificar o rosto de uma garota de perfil, olhando para longe, não é verdade? Depois, com mais atenção, você também vai perceber a imagem de uma idosa olhando, com a cabeça virada para baixo e um pano na cabeça..

Sabe como isso aconteceu? Seus olhos viram as duas imagens, mas seu cérebro interpretou apenas uma. Depois, compreendeu a segunda. (Ou não?!)

Vamos ver outro exemplo?

Screenshot 2016-11-26 20.23.50.png

Que belo casal de vovôs, né? Aposto que seu cérebro foi rápido para identificá-los. Bem… Espere um pouco! Por caso, você também já visualizou uma mulher, sentada, segurando uma jarra na cabeça, e um cantor de bigode e violão? Ah! Na cena, também tem outra mulher, em pé, entrando em um corredor. Epa, mas ainda não acabou: parece que, agora, vejo um candelabro – aquele negócio para pôr velas – no meio dos vovôs! 

Ilusão de Zöllner 

O astrofísico alemão Johann Zöllner descobriu, em 1860, uma ilusão baseada em uma série de blocos pretos e brancos. Veja na figura: as linhas horizontais parecem se inclinar, como se fossem bater umas contra as outras. Isso é o que seu cérebro interpreta, pois, na verdade, as linhas são iguais – uma em relação à outra.

screenshot-2016-11-26-20-24-54

Veja outros exemplos de ilusão de óptica

1. Há um terceiro pólo no meio ou sua mente está brincando com você?

pic-blivet_1121096i.jpg

2. E essa linda estrela? Está flutuando no fundo? Não. Trata-se de uma imagem parada. Tudo se passa no seu cérebro. 

floatingstar.jpg

3. Esta talvez seja a melhor ilusão de óptica de todos os tempos! Olhe com atenção. Os quadrados A e B tê a mesma cor de fundo. Não acredita? Importe a imagem para um programa de edição como o Photoshop e comparece os quadrados. Os dois têm o valor de cor hexadecimal # 787878. Muito legal!

186114_v1

4. Você pode ver as bolas pretas entre os quadrados? Elas estão realmente lá ou sua mente está brincando com você?

blackballs_1120775i

5. Esta é uma ilusão óptica assustadora: foque na pequena cruz no meio e observe as celebridades se transformarem em figuras estranhas.

18dn0m3rx11jugif

 

6. Área A e Área B têm o mesmo tamanho exato. Pegue uma régua e veja por si mesmo!

333px-jastrow-illu_1121093i

7. Você está vendo a cadeira de frente? Ou de costas? Muito doido!

18dn0idlxdiujgif.gif

8. Quantas patas tem esse elefante?

phant

9. Tente se concentrar em um dos dois “rostos”. Seu cérebro não sabe qual “face” é real.

top-optical-illusions-07

10Este é muito conhecido. Dependendo do lado do cérebro que você está usando, a mulher girará no sentido horário (lado direito e criativo do cérebro) ou no sentido anti-horário (lado esquerdo e lógico do cérebro). Que lado você está usando agora?

spinningdancer_54