Apresentação

Os caminhos da divulgação científica

Evaldo Vilela, presidente da Fundação. Foto: Diogo Brito / FAPEMIG.

Nós comemoramos, em 2019, os 20 anos da nossa revista Minas Faz Ciência. É momento de celebrar e, também, de agradecer a toda a equipe da FAPEMIG que se empenhou até aqui, e vai continuar se empenhando, para que a publicação chegue a leitores de todas as regiões do País. Agradecimento especial à equipe de comunicação social, que busca as pesquisas que se transformarão em reportagens, e aos dirigentes anteriores da nossa Fundação, que enxergaram na divulgação do conhecimento um caminho importante para fortalecer a cultura científica em Minas Gerais.

Por meio da revista Minas Faz Ciência, pesquisas de todas as áreas são “traduzidas” e tornam-se acessíveis para a sociedade. Isso é muito importante. Cada vez mais, a população precisa conhecer a ciência feita em Minas. Nós levamos esses conhecimentos a jovens, professores e interessados em geral por meio de vários canais de informação, mas nossa revista, em especial, é fonte para os nossos estudantes do ensino médio, das escolas públicas, que as consultam permanentemente na intenção de entender melhor o papel da ciência. Esse é o caminho da divulgação científica: levar às pessoas o que a ciência faz e o impacto disso na vida da sociedade, no desenvolvimento econômico e social.

Sem ciência, nós não caminhamos mais nesse mundo, não é possível. O conhecimento científico e tecnológico e a inovação são cada vez mais necessários. É papel da FAPEMIG financiar esse ecossistema, nossos pesquisadores e laboratórios. A revista conta a história que nós ajudamos a construir. É um orgulho muito grande do trabalho que fazemos – e que vamos continuar fazendo. Chegamos aos 20 anos com a certeza de que muitos aniversários ainda virão. Muito obrigado a todos que, hoje, comemoram as duas décadas de existência da nossa Minas Faz Ciência.

Evaldo Ferreira Vilela
Presidente da FAPEMIG