No ano de 2011, o termo “Inovação” foi incorporado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, indicando um reforço institucional que deu maior importância às ações voltadas para projetos inovadores em âmbito federal e estadual.
2011 foi também o ano em que a primeira equipe do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT) da FAPEMIG passou a atuar no projeto Minas Faz Ciência.
O início dessa Fase I do PCCT já direcionava para a geração de conteúdos em diferentes plataformas, como rádio, TV, impresso e web.
O Programa havia sido criado, no ano anterior, para atender a uma demanda da instituição, que sentia necessidade de ampliar o conteúdo produzido na área de jornalismo científico, além de utilizar outras plataformas para a divulgação da ciência.
A edição nº 44 da Minas Faz Ciência, de dezembro a fevereiro de 2011, é comemorativa dos 25 anos da FAPEMIG.
Na ocasião,a revista ganhou uma logo comemorativa na capa e abordou a comemoração do aniversário na seção “Ao leitor”, na reportagem Especial “FAPEMIG: passado, presente e futuro” e na entrevista com o então presidente Mario Neto Borges, cujo título destaca: “A FAPEMIG é o futuro de Minas”.
Mudanças no visual da revista
Já a edição nº 45, de março a maio de 2011, surge com uma nova proposta gráfica e editorial, um reflexo da criação do PCCT.
Este é um segundo grande movimento de mudanças que tratam do posicionamento da Fundação em relação às políticas de CT&I para o Estado.
Na seção “Ao leitor”, o texto destaca mais uma vez a inovação, presente nas atividades da FAPEMIG, e agora, mais ainda, na MFC.

A edição traz como novidade a seção “Cinco perguntas para…”, com entrevistas curtas com personalidades do meio científico, retomando um movimento de valorização personificada do cientista das primeiras edições.

Outra novidade é que, a partir dessa edição, a revista conta com um blog (que mais tarde se tornaria o portal minasfazciencia.com.br), lançado para ampliar o alcance do material jornalístico produzido no âmbito do PCCT.
Surgem também o programa de vídeos Ciência no Ar e as pílulas de rádio do Ondas da Ciência.
Na última página, a revista publica a seção “Varal”, com fotografias e imagens que mostram diferentes ângulos da ciência, desde trabalhos de campo até lentes de microscópios.
A seção “Leituras” é criada como um espaço de sugestões e dicas de livros e filmes com temática científica.