Categorias
2011

Criação de conteúdo multimídia

Minas Faz Ciência ganha nova proposta gráfica e editorial

No ano de 2011, o termo “Inovação” foi incorporado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, indicando um reforço institucional que deu maior importância às ações voltadas para projetos inovadores em âmbito federal e estadual.

2011 foi também o ano em que a primeira equipe do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT) da FAPEMIG passou a atuar no projeto Minas Faz Ciência.

O início dessa Fase I do PCCT já direcionava para a geração de conteúdos em diferentes plataformas, como rádio, TV, impresso e web.

O Programa havia sido criado, no ano anterior, para atender a uma demanda da instituição, que sentia necessidade de ampliar o conteúdo produzido na área de jornalismo científico, além de utilizar outras plataformas para a divulgação da ciência. 

A edição nº 44 da Minas Faz Ciência, de dezembro a fevereiro de 2011, é comemorativa dos 25 anos da FAPEMIG.

Na ocasião,a revista ganhou uma logo comemorativa na capa e abordou a comemoração do aniversário na seção “Ao leitor”, na reportagem Especial “FAPEMIG: passado, presente e futuro” e na entrevista com o então presidente Mario Neto Borges, cujo título destaca: “A FAPEMIG é o futuro de Minas”.

Edição nº 45 da Minas Faz Ciência, totalmente reformulada

Mudanças no visual da revista

Já a edição nº 45, de março a maio de 2011, surge com uma nova proposta gráfica e editorial, um reflexo da criação do PCCT.

Este é um segundo grande movimento de mudanças que tratam do posicionamento da Fundação em relação às políticas de CT&I para o Estado.

Na seção “Ao leitor”, o texto destaca mais uma vez a inovação, presente nas atividades da FAPEMIG, e agora, mais ainda, na MFC.

Logo dos programas Ciência no Ar.

A edição traz como novidade a seção “Cinco perguntas para…”, com entrevistas curtas com personalidades do meio científico, retomando um movimento de valorização personificada do cientista das primeiras edições.

Logo do podcast Ondas da Ciência

Outra novidade é que, a partir dessa edição, a revista conta com um blog (que mais tarde se tornaria o portal minasfazciencia.com.br), lançado para ampliar o alcance do material jornalístico produzido no âmbito do PCCT.

Surgem também o programa de vídeos Ciência no Ar e as pílulas de rádio do Ondas da Ciência.

Clique para ouvir o Ondas da Ciência!

Na última página, a revista publica a seção “Varal”, com fotografias e imagens que mostram diferentes ângulos da ciência, desde trabalhos de campo até lentes de microscópios.

A seção “Leituras” é criada como um espaço de sugestões e dicas de livros e filmes com temática científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *