
“Em outubro de 2004 foi lançado o Edital de Popularização da Ciência, com o objetivo de disseminar uma cultura de valorização da pesquisa científica no Estado, enfatizando sua importância no contexto social e econômico no mundo atual. Elaborado para promover a difusão e a democratização da ciência e do conhecimento, tal edital direcionou-se para a criação de museus, exposições, modelos, material didático e outras formas de divulgação que pretendam despertar o interesse de jovens e adultos pela área” (PEREIRA, 2012, p. 113)
Ao final de 2004, a Minas Faz Ciência aumentou sua tiragem para 9 mil exemplares, a partir da edição nº 21.
Popularização da ciência no Brasil
Em 2004, surge, em âmbito federal, o Departamento de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia, posteriormente extinto.
O setor foi criado pela lei nº 10.973, de 2 de dez. de 2004 com o objetivo de articular diferentes setores da sociedade à difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, além de formular e implementar uma política pública de popularização da ciência.
A partir daí, outras ações de popularização da ciência surgiram no país, como os editais de financiamentos voltados aos Centros e Museus de Ciência e Tecnologia, em 2009, parcerias entre o Ministério da Ciência & Tecnologia e as Fundações de Amparo à Pesquisa, além de editais para educação científica e divulgação de pesquisas.