Categorias
1999

Criação da revista Minas Faz Ciência

Reportagem de capa falava sobre bioterrorismo

Capa da primeira edição da revista Minas Faz Ciência, com reportagem especial sobre bioterrorismo.
Capa da primeira edição da revista Minas Faz Ciência. Clique para ler a versão digital.

A partir do sucesso da série de minidocumentários desenvolvidos em parceria com a Rede Minas, criou-se a revista Minas Faz Ciência, em dezembro de 1999.

“Desde o primeiro número, lançado em dezembro de 1999,a revista adotou a prática de publicar um debate com pesquisadores convidados sobre temas de Ciência e Tecnologia de interesse mais amplo. No primeiro número, por exemplo, o tema foi bioterrorismo. A revista propunha-se também a divulgar projetos apoiados pela fundação e seus resultados” (PEREIRA, 2012, p. 89).

Trimestral e gratuita, a revista Minas Faz Ciência tinha, em sua primeira tiragem, 5 mil exemplares impresso. Atualmente, distribui 25 mil exemplares para todo o Brasil.

À época do lançamento, o presidente da Fundação era o engenheiro agrônomo Daison Olzany Silva. Em entrevista ao jornal O Tempo, na edição de 17 de dezembro de 1999 (reportagem intitulada “Revista mostra produção científica em Minas Gerais”), Daison Silva apontou que o lançamento da Minas Faz Ciência ocorria em meio a uma crise no setor de pesquisas no Estado. Segundo ele, tinham sido repassados à FAPEMIG apenas 14% dos recursos previstos para o ano.

Sem contar com um departamento específico de comunicação, a Minas Faz Ciência era coordenada pela Assessoria de Planejamento e Cooperação Técnica da Instituição.

Equipe da revista Minas Faz Ciência conversa com pesquisadores para produção da seção Entrevista da Minas Faz Ciência nº 1, que teve como tema “Bioterrorismo”. Na foto, a partir da esquerda: Antônio Macedo, chefe da Assessoria de Planejamento e Cooperação Técnica; Liliane Nogueira, editora da revista; prof. Reginaldo Amaral; prof. Paulo César Peregrino (centro), prof. Tasso Moraes; profª Erna Kroon; jornalista Karina Almeida.

Editorial

Em seu primeiro Editorial, a Minas Faz Ciência é apresentada com a missão de integrar a comunidade científica e tecnológica com outros setores da sociedade, além de mostrar os resultados das pesquisas desenvolvidas com recursos do Estado:

“São assuntos ricos, infelizmente pouco divulgados. Por isso estamos produzindo esta revista voltada para o público leigo, mostrando a produção de C&T em formato de jornalismo científico”.

O texto anuncia que a publicação é voltada para o público leigo, ou seja, aquele formado por não-especialistas.

Na mídia

O lançamento da revista Minas Faz Ciência repercutiu também em veículos impressos de Minas Gerais, como o jornal O Tempo e o Estado de Minas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *