As faces do amanhã

Ciência na Estante

Um dos pensadores mais badalados dos últimos anos, Yuval Noah Harari está acostumado a discutir temáticas mobilizadoras de públicos com idades e interesses diversos – da história do mundo às faces do futuro.

Dessa vez, o autor Israelense, ph.D. em História por Oxford, no Reino Unido, e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, lança sua atenção ao mal que nos atinge planetariamente: os efeitos sociais, políticos, econômicos etc. da covid-19.

No breve livro Notas sobre a pandemia – e breves lições para o mundo pós-coronavírus, estão reunidos textos e entrevistas com Harari, publicados em diversos veículos de imprensa do mundo, como The Guardian, Time, Financial Times e CNN.

Em cinco “movimentos”, a obra discute a batalha contra o vírus, o mundo posterior a tal “furacão” biológico, a possível mudança de atitudes da humanidade diante da morte, as lições da pandemia e as oportunidades geradas por crises similares.

Assim como em seus outros best-sellers, a exemplo Sapiens, Homo Deus e 21 lições para o século 21, a linguagem simples – propícia a múltiplos diálogos sociais – soma-se à ótima articulação de ideias, conceitos e proposições.

Trecho

“O maior risco que enfrentamos não é o vírus, mas os demônios interiores da humanidade: o ódio, a ganância e a ignorância. Podemos reagir à crise propagando ódio: por exemplo, culpando estrangeiros e minorias pela pandemia. Podemos reagir à crise estimulando a ganância: por exemplo, explorando a oportunidade para aumentar os lucros, como fazem as grandes corporações. E podemos reagir à crise disseminando ignorância: por exemplo, espalhando e acreditando em ridículas teorias da conspiração. Se assim reagimos, será muito mais difícil lidar com a crise atual, e o mundo pós-covid 19 será um mundo desunido, violento e pobre.”

O livro

Livro: Notas sobre a pandemia – e breves lições para o mundo pós-coronavírus
Autor: Yuval Noah Harari
Tradutor: Odorico Leal
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 98
Ano: 2020

Foto: Maurício Guilherme Silva Jr.

Conteúdo Relacionado