“Diálogo”. Em tempos de isolamento social e disseminação de ódio “ao outro”, tal breve (e poderoso) vocábulo parece se apresentar como “ferramenta” imprescindível à compreensão do que nos cerca – assim como à edificação de elos e pontes. No livro Entrevistas brasileiras vol. 1, o curador suíço Hans Ulrich Obrist promove importantes conexões, de leitores e leitoras, com o pensamento de 36 pioneiros artistas e intelectuais , nascidos até 1959.
Trata-se de relatos estimulados, realizados e organizados por Ulrich Obrist em viagens ao Brasil, com apoio da editora Cobogó. Neles, para além de especificidades das artes visuais, os entrevistados tratam de temáticas ligadas à criatividade e à inventividade.
Confira debate, com presença do autor e de dois artistas plásticos entrevistados no livro:
Conforme destacam as editoras do volume 1, Isabel Diegues e Márcia Fortes, há cerca de 30 anos, o curador viaja pelo planeta, para gravar suas “conversas sobre temas que extrapolam o universo das artes visuais, registrando essa troca de ideias”.
Dentre os nomes reunidos na obra, estão Oscar Niemeyer, Sonia Andrade, Franz Krajcberg, Iole de Freitas, Caetano Veloso, Wanda Pimentel, Augusto de Campos, Lygia Pape, Tunga, Anna Bella Geiger, Claudia Andujar e Eduardo Viveiros de Castro.
Trecho
“Neste livro de entrevistas com os pioneiros, podemos ver como o futuro é construído no presente, mas também saber de experiências pessoais enriquecedoras e conhecer várias passagens históricas. Lembro o historiador Erwin Panofsky, ao dizer que o futuro é construído a partir de fragmentos do passado. Podemos afirmar, portanto, que essas conversas revelam como o futuro da cultura contemporânea tem sido construído a partir do que ficou para trás. Com sorte, temos aqui uma imensa caixa de ferramentas para contribuir na construção desse futuro, pois é através do diálogo que passamos a realmente entender uns aos outros.”
O livro
Livro: Hans Ulrich Obrist – Entrevistas brasileiras vol. 1
Autor: Hans Ulrich Obrist
Editora: Cobogó
Páginas: 576
Ano: 2018