Da literatura como tela

Publicado pela Editora UFMG, livro analisa referências à arte em obras de Clarice Lispector


Publicado em 31/01/2020 às 08:00 | Por Maurício Guilherme Silva Jr

Para além de abrigar subversões da linguagem, romances, contos, crônicas e poemas revelam-se espaço propício à aparição de outras tantas experiências estéticas. Que o digam as citações, em obras literárias brasileiras e estrangeiras, a filmes, peças, pinturas ou balés ligados múltiplos artistas, épocas ou gêneros.

No livro Alvoroço da criação, Solange Ribeiro de Oliveira, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e docente aposentada da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), busca analisar, com delicadeza e profundidade, as múltiplas referências à arte realizadas por um dos mais importantes nomes da literatura nacional: Clarice Lispector (1920-1977).

Com apresentação do crítico e escritor Fábio Lucas, a obra se divide em sete capítulos, que abrangem grande parte da produção da autora. “Quem desfruta a prosa de Clarice Lispector terá a certeza de que os comentários de Solange ostentam tamanha grandeza e finura narrativa, que ambas fazem do enredo uma glorificação da prosa de ficção. As Ciências e as Artes promanam de engenhosos relatos”, destaca Lucas.

A cada “movimento” do livro, entrelaçam-se, com naturalidade e fluidez, informações contextuais, posicionamento crítico e teoria literária. Dentre outras abordagens, Solange Ribeiro aborda, na obra, temáticas como “O pictural em Perto do coração selvagem – Écfrase e efeito quadro”, “Límpida abstração de estrela – Água viva e a arte abstrata” e “A voz dos excluídos – Arte sacra popular em A hora da estrela”.

Trecho

“A relação de Clarice Lispector com as artes durou tanto quanto sua vida. De maneiras diversas, o interesse pela criação artística emerge de sua biografia, pontilha seus textos jornalísticos, permeia seus contos e romances, tecendo uma série de conexões que propiciam uma entrada particularmente convidativa para a leitura crítica. Em sua ficção, as alusões a elementos pictóricos, às vezes enganadoramente curtas, revelam-se metáforas de uma temática existencial, orientam a leitura, a interpretação das personagens e articulam a construção textual.”

Ficha técnica

Livro: Alvoroço da criação – A arte na ficção de Clarice Lispector
Autora: Solange Ribeiro de Oliveira
Editora: UFMG
Páginas: 148
Ano: 2019