logotipo-colorido-1

AO VIVO

Divulgação Científica para crianças

plataforma de 1 real

Com objetivo de desenvolver projetos com recursos naturais, Juliana Caminha Noronha, diretora de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), junto ao grupo Cheetah E-Racing, desenvolveram o CE-19, um carro elétrico para competir na Fórmula SAE Brasil 2019, que ocorre entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro de 2019, em Piracicaba/SP. O CE-19 conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG),Tekbond, Ciser, Balteau, Usivale, Cabelauto, Pituta, e vários professores da Unifei. O projeto já recebeu alguns prêmios em anos anteriores, como o 2º lugar Presentation 2016, 1° lugar Presentation 2017 e 2° lugar manufatura 2017, ambos na Fórmula SAE Brasil.

Criada pela Society of Automotive Engineers (SAE), em 1908 nos Estados Unidos, a Fórmula SAE é uma das maiores competições de engenharia do planeta e a Cheetah E-Racing é a única equipe dentro da Unifei a participar desta categoria de competição. Para o capitão da equipe, Breno Zanato Detomini, a iniciativa é a oportunidade para que o protótipo seja apresentado e o grupo tenha a chance de participar de competições internacionais. “Ela é importante porque é a competição ideal para o projeto. Não há outra parecida no Brasil, as do exterior são muito caras para a equipe ir”, disse Detomini.

O carro elétrico foi desenvolvido usando o software de desenho paramétrico Solidworks, que permite uma montagem visual com tudo que estará presente em sua montagem física. Na construção do carro foram usados vários tipos de materiais, como ligas de alumínio aeronáutico, aço, fibra de carbono, vidro e aramida. Segundo Juliana, além de participar de competições, o foco da equipe também é trabalhar para desenvolver outros veículos, que busquem soluções inovadoras para servir como modelo de negócios no mercado.

Equipe Cheetah E-Racing da Unifei, desenvolvendo seu carro elétrico
Estudantes da Unifei focados na construção do carro elétrico / Foto: Arquivo pessoal da Equipe


O CE-19 foi desenvolvido para ser elétrico e faz parte de uma modalidade apenas de elétricos. Quando criaram a modalidade de carros elétricos, a Unifei imediatamente aderiu a ideia. Já estamos pensando em carros autônomos e em evoluir o protótipo para que ele se torne mais tecnológico”, afirma a diretora.


A competição no Brasil

Esta é a 16ª edição da competição no Brasil, a primeira Fórmula SAE Brasil ocorreu em 2004. Estas competições possuem como objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Na Fórmula SAE Brasil 2019 as equipes que têm a melhor classificação ganham a oportunidade de representar o Brasil em duas competições internacionais nos Estados Unidos.

O CE-19 é o carro elétrico desenvolvido pela equipe da Unifei para concorrer a Formula SAE Brasil 2019
O CE-19 irá competir pela Equipe Cheetah E-Racing representando a Unifei na Fórmula SAE Brasil 2019 / Foto: Acervo pessoal da Equipe

Conteúdo Relacionado