logotipo-colorido-1

AO VIVO

Divulgação Científica para crianças

plataforma de 1 real

Imagem meramente ilustrativa via Pixabay

No próximo sábado, 6 de julho, Belo Horizonte antecipa as celebrações do Dia Nacional da Ciência e promove atividades públicas e gratuitas para o público sobre o ofício da pesquisa, a tecnologia e a inovação.

Das 9h às 16h, belo-horizontinos e turistas da capital mineira podem se dirigir ao Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH), localizado na Rua Guaicurus, nº 50, para as atividades previstas.

O evento é uma homenagem às datas comemorativas do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, que no Brasil foram estabelecidas no dia 8 de julho. A celebração foi adiantada para o sábado para que toda a população possa participar e entender a importância e o valor de todas as ciências para o país.

Para o diretor de Divulgação Científica da UFMG, professor Yurij Castelfranchi, a proposta pretende ampliar o alcance das produções científicas.

“É uma oportunidade para cientistas entrarem em contato direto com a sociedade. No momento pelo qual passa o Brasil, em que é colocada em dúvida a relevância da academia e do saber científico, mais do que nunca a data é essencial”, ressalta o pesquisador.

Atividades diversas na programação do Dia da Ciência

Foram selecionadas mais de 80 propostas, que incluem apresentações de robótica, palestras sobre Fake News e impressão em 3D.

atividades para todas as idades, desde o público infantil, juvenil, adulto e universitário.

Estão contempladas na programação atividades das áreas de saúde, biológicas, sociais, exatas, ciências da terra, engenharias, linguística, artes e agrárias.

As atividades incluem palestras, oficinas, lançamentos de livros, exposições, apresentações musicais e teatrais.

“É mais importante do que nunca valorizar a produção científica da UFMG e da ciência mineira, sobretudo tornando mais visível tudo o que é feito no âmbito da extensão. Vamos mostrar que o conhecimento tem efeito imediato na vida de todos”, reforça Castelfranchi.

De acordo com o pesquisador, a UFMG atende, de uma forma ou de outra, dezenas de milhares de pessoas e é preciso ampliar a visibilidade sobre essas ações: “Nosso Dia Nacional da Ciência está trazendo uma diversidade extraordinária de tecnologia e inovação, das mais variadas áreas da ciência, seja humanas, exatas, biológicas ou outras”.

As oficinas previstas incluem um laboratório para apresentação de plantas medicinais e aromáticas, observação do Sol com telescópio, montagem de luminárias com peças em corte a laser, demonstração de uma impressão 3D, experimentações fotográficas e identificação de cobrais corais.

Ampliação e inclusão

Além da organização da SBPC e da UFMG, a festa de Belo Horizonte terá a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), da Fiocruz Minas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CRJ-BH, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Espaço do Conhecimento UFMG e da Santa Casa de Belo Horizonte.


Duas leis, uma de 2001 (Lei: 10.221/2001) e outra de 2008 (Lei: 11.807/2008), instituíram, o 8 de julho como Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador. A data é homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948.

Clique aqui e leia sobre as atividades previstas em outras cidades pelo país.

Outras informações sobre o evento promovido pela UFMG em Belo Horizonte podem ser obtidas pelo e-mail ou pela página no Facebook: https://bit.ly/2ZsXnKi. 

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMG.

Conteúdo Relacionado