Alunos de engenharia da UFMG vencem disputa nacional de eficiência energética

Por William Araújo

No dia 11 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a equipe “Milhagem” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dos cursos de engenharia, venceu a disputa de eficiência elétrica da competição Shell Eco-Marathon Brasil, que avalia os protótipos de veículos criados por universitários de todo país pelo critério de quantidade de distância percorrida versus consumo de energia. O grupo é coordenado pelo professor Fabrício Pujatti e galgou o primeiro lugar na categoria Bateria Elétrica (carro elétrico).

Prêmio do primeiro lugar na categoria Bateria Elétrica – Shel Eco-Marathon Brasil – Foto – William Araújo

A competição

A equipe saiu de Belo Horizonte na noite do domingo de eleições (7) portando dois carros, um elétrico e outro de combustão interna a gasolina. De acordo com Keverson de Almeida Carvalho, estudante de engenharia elétrica e diretor da eletrônica do protótipo elétrico, como os veículos são totalmente desmontáveis, foi possível levá-los em um caminhão simples e com todas as ferramentas da oficina que eram necessárias.

A competição ocorreu em uma pista oval de 750m e similar às usadas pela Associação Nacional de Automobilismo Stock Car (National Association for Stock Car Auto Racing – Nascar). Segundo comunicação do evento, as equipes participantes tiveram três dias para aperfeiçoarem seus veículos, passarem na inspeção técnica e, finalmente, testarem seus protótipos na pista, a fim de obter marcas válidas para entrarem na briga pelo primeiro lugar nas categorias Gasolina, Etanol e Bateria elétrica.

Conforme Rodrigo Fernandes Lara e Guilherme Sávio Nogueira Souza, ambos competidores pela equipe “Milhagem” e alunos da engenharia mecânica, “até a escolha dos pilotos foi calculada com base no peso de cada um, para que o protótipo obtivesse o melhor resultado. Entre as exigências do evento estava a necessidade dos carros terem ao menos 50kg (com o piloto) e percorrerem com a velocidade mínima de 25km/h”.

Quando na pista, o carro de combustão interna a gasolina teve problemas e não conseguiu pontuar. Segundo estudantes, o tempo dedicado ao veículo influenciou no desfecho. Já o protótipo elétrico surpreendeu. Com 37,5kg (sem piloto) e 2,40m de comprimento, aproximadamente, o carro de bateria elétrica rodou pelo circuito com a velocidade média de até 40Km/h e apresentou a maior eficiência energética entre os competidores – 266,4 km/kWh (quilômetros por gasto de quilowatt hora).

Segundo Keverson, foram 14 voltas na pista e, em comparação com medidas externas, a distância percorrida pelo consumo de energia seria equivalente a dizer que uma viagem de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro custaria em torno de R$ 1,30, com referência nas tarifas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A “Milhagem” recebeu na cerimônia de premiação um troféu e o valor de R$ 20 mil.

Professor Fabrício Pujatti – UFMG – Foto – William Araújo

A equipe

A “Milhagem” tem 13 anos de existência e já obteve resultados melhores em corridas de eficiência. Subiu ao pódio nas três vezes que participou do Shell Eco-Marathon Brasil: foi segundo lugar em 2016, na categoria gasolina, e terceiro lugar em 2017, na categoria bateria elétrica”.  A melhor marca do time em competições é no desempenho de um protótipo de combustão interna a gasolina, que atingiu 598km por litro do combustível – recorde latino-americano.

A equipe é composta por 27 estudantes dos cursos de engenharia elétrica, controle e automação, mecânica e produção da UFMG. Alguns estão, inclusive, nos primeiros períodos acadêmicos. O coordenador da equipe, Fabrício Pujatti, é doutor em engenharia mecânica pela UFMG e atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica.

Veja abaixo o depoimento dos alunos e coordenador do projeto.

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