De hoje até 31 de março, você pode contribuir com o Minas Faz Ciência respondendo a um rápido questionário de 15 perguntas sobre o conteúdo do projeto.

Para participar, basta clicar no botão “Start” abaixo.

 

powered by Typeform

A pesquisa é mais um movimento do Minas Faz Ciência e da FAPEMIG para encarar os desafios e as múltiplas possibilidades da divulgação científica.

O questionário tem por objetivo conhecer hábitos do público em relação ao consumo de informações em ambientes digitais e suas preferências sobre os temas de ciência e tecnologia.

A partir dos dados obtidos, serão discutidas e trabalhadas definições de estratégias de comunicação e divulgação científicas, visando à melhoria dos processos e produtos já existentes, bem como a criação de novas propostas.

Para participar, caso não consiga visualizar a imagem acima, clique aqui.

Menos de 10 minutos são necessários para completar o questionário. Todas as informações coletadas são sigilosas, preservando o anonimato dos respondentes.

Dúvidas sobre a pesquisa podem ser encaminhadas pelo próprio formulário, na última questão aberta, ou pelo e-mail mfcfapemig[@]gmail.com.

Primeira pesquisa resultou em novas estratégias digitais

Esta é a segunda vez que a equipe Minas Faz Ciência lança uma pesquisa para coletar dados sobre o público, perfil da audiência e opiniões sobre o conteúdo.

Na primeira enquete, o principal objetivo era identificar quem era o público do projeto. Os resultados parciais foram publicados em artigo sobre as dimensões estratégicas da comunicação da ciência na Revista Organicom e está disponível para leitura neste link.

Confira o resumo:

Caracterizar o público de uma ação comunicacional é fundamental para desenvolver estratégias que atendam às demandas organizacionais, principalmente aquelas relacionadas à percepção de valor de determinada instituição frente a seus interlocutores. A fim de conhecer os públicos do projeto “Minas faz Ciência”, iniciativa de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), foi realizada uma pesquisa on-line para coletar dados sobre preferências, hábitos de acesso a informação, bem como o conhecimento dos produtos e serviços desenvolvidos. O artigo apresenta as estratégias de pesquisa colocadas em prática, assim como os resultados obtidos e as reflexões acerca das potencialidades e dos desafios da comunicação organizacional no contexto da divulgação científica.