A pergunta do título é uma questão constante na cabeça dos jornalistas da equipe do projeto Minas Faz Ciência. Quem é o nosso público?
Não que a gente não saiba quem vocês são (sim, vocês, leitores e seguidores! Você que está aí do outro lado da tela). Nós acompanhamos diariamente as curtidas e compartilhamentos no Facebook, os RTs no Twitter, as menções no Instagram.
Há seguidores e leitores tão frequentes que já até decoramos nome e sobrenome e reconhecemos a foto de perfil. Mas mais do que acompanhar esse movimento nas redes, queremos produzir jornalismo científico e conteúdo de qualidade. Para isso, é preciso conhecer mais e melhor.
Pesquisa de audiência: quem é o público da MFC?
Em 2014, tivemos uma primeira bem-sucedida experiência de identificação do perfil do público do projeto Minas Faz Ciência. Lançamos uma enquete digital que foi respondida por cerca de 1150 pessoas de todo o país.
Essa primeira pesquisa foi fundamental para várias ações desenvolvidas no projeto, como a criação da revista Minas Faz Ciência Infantil, o site voltado ao público infanto-juvenil e o crescimento das redes sociais.
Em 2016, um artigo sobre esta pesquisa foi publicado no periódico Organicom. “Dimensões estratégicas da comunicação da ciência” é o título do trabalho, escrito por mim e pela professora Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, que também já integrou a equipe Minas Faz Ciência.
Hoje, em nossa reunião semanal, iniciamos o desafio de realizar uma nova edição dessa pesquisa de audiência. Nossa presença digital está mais fortalecida, a revista Minas Faz Ciência Infantil é um sucesso, mas ainda há muito o que realizar.
Nas próximas semanas, você vai poder acompanhar o desenrolar dessa estratégia de identificação e diálogo com o público do projeto. Puxe a cadeira e fique à vontade, é sua opinião que queremos ouvir! Continue acompanhando, teremos mais novidades em breve! 😉