Na tarde desta terça, 5 de setembro, tivemos a nossa reunião acadêmica mensal. É um dia em que a equipe Minas Faz Ciência se dedica a estudar fenômenos da comunicação pública da ciência.
Ontem, discutimos pesquisas que têm como objeto a revista Minas Faz Ciência. Sim, tem muita gente fazendo ciência sobre a Minas Faz Ciência!
Pesquisadores de comunicação da ciência costumam ser engajados em ações e projetos de divulgação científica. É comum que educadores, gestores de museus, jornalistas científicos e divulgadores publiquem resultados de suas ações de popularização da ciência.
É ainda mais valioso ter a oportunidade de ler sobre o que pesquisadores de outras áreas observam no seu trabalho de divulgação. Isso abre horizontes de atuação para aspectos que podem ficar obscuros no dia a dia.
Quer conhecer os estudos também?
Todos os trabalhos lidos e debatidos pela equipe estão disponíveis para download nos links abaixo:
- “Onde, quando, como e por que a pesquisa mineira é notícia: uma análise da revista Minas Faz Ciência“, dissertação de Bárbara Bastos de Lima Duque (UFJF).
- “Análise de características de textos de divulgação científica da revista Minas Faz Ciência: possibilidades para o ensino de química“, dissertação de Márcio César Braga Batistele (Unifei).
- “Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência“, dissertação de Gabriela Belini Gontijo (Unifei).
- “Estratégias para divulgação da ciência: Uma análise discursiva das revistas Minas Faz Ciência e Pesquisa FAPESP“, dissertação de Laura Alice Souza da Silva (Cefet-MG)
- “Humanidades em revista: reflexões sobre a cobertura jornalística das ciências do homem“, dissertação de Jurandira Fonseca Gonçalves (UFMG).
Quer aprender com a gente?
Durante o Inova Minas Fapemig, evento que será realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, a gente vai promover um bate-papo sobre ciência e comunicação.
Confira a programação e participe!