A matemática está em tudo

A Matemática está em tudo é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. Neste Ondas da Ciência, confira entrevista com o vencedor da Medalha Fields e pesquisador da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Artur Ávila. O matemático defende medidas que ajudem a popularizar e desmistificar a matemática.

Qual a relação diária das pessoas com a matemática? Confira no podcast depoimentos sobre o assunto!

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Matemática está em tudo é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, entre 23 e 29 de outubro em todo o país. A escolha da matemática se deve a dois grandes eventos que estão na agenda nacional para os próximos meses. O primeiro é a Olimpíada Internacional de Matemática, que reúne os melhores estudantes do mundo. E, em 2018, o país sedia o Congresso Internacional de Matemáticos.

 

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3 comentários em “A matemática está em tudo

  • 2 de maio de 2017 em 11:21
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    Olá Luiza,
    Primeiro, parabéns por seus artigos, estou sempre topando com eles seus por aí… aqui, é claro, e na superinteressante.
    Bem, eu tenho real interesse na divulgação de ciência e tecnologia para os jovens. Creio que a difusão de ambos pode ajudar a tornar-los mais críticos e obter conclusões próprias sobre nosso mundo.
    Aí minha pergunta, como viabilizar a difusão destes conhecimentos na escola de forma cativante, sem no entanto, perder a essência de sua complexidade?
    Vc conhece algum case de alguma metodologia aplicada em escola de ensino fundamental e médio?
    Abs,

    Resposta
    • 3 de maio de 2017 em 10:59
      Permalink

      Oi Leandro,

      Obrigada pela leitura e audiência! Sobre a divulgação de conhecimentos científicos em escolas, não entendo muito do assunto, estudei comunicação da ciência para jovens pelo viés midiático, e não educacional. Então não saberia apontar soluções, estudos e cases. Acredito apenas que um caminho interessante é trabalhar com produções que escapam aos livros didáticos (jogos, podcasts, vídeos, revistas etc), incorporando conteúdo de sala de aula.

      Resposta

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