Impressora 3D: você teria uma em casa?
Esta semana, Ciência no Ar traz reportagem com Daniel Lopes um protagonista da cultura maker.
Depois de passar uma temporada estudando no MIT, nos Estados Unidos, ele trouxe para o Brasil a ideia de criar uma impressora 3D no Laboratório Aberto do Senai, em BH. O equipamento está em fase de fabricação e Daniel já comemora as encomendas.
E você? O que faria com uma impressora 3D dentro de casa? Quando se pensa nessa possibilidade, há dois tipos de reação:
- aqueles que se empolgam com a possibilidade de imprimir um clip de papel sem sair do escritório, mesmo que leve dois minutos para fabricar cada pecinha.
- e os que pensam que podem encomendar mil clips numa loja virtual, recebendo em casa, poucos dias depois.
Porém, devotos e céticos concordam em uma coisa: a impressão 3D continua sendo uma daquelas tecnologias à espera de justificativa plausível para o alto investimento. Faz sentido para alguns, mas não convence enquanto uma necessidade básica, algo que não dá para viver sem dentro de casa.
Para entender melhor o que é possível fazer com elas, fizemos uma galeria com 12 produtos úteis, impressos em 3D residenciais.
Convencido?
Compartilhe nas redes sociais Tags: impressão 3d
Matéria muito interessante, e também muito atual. Mas, creio que, ter uma impressora 3D em casa e, saber usá-la é o grande diferencial. Tenho visto alguns profissionais como desenhistas e ilustradores realizarem seus trabalhos de forma magnífica e, ainda assim, ganharem um trocado com a venda de seus feitos. Tenho sabido de alguns Arquitetos, colegas de trabalho que, também fazem bom uso desta ferramenta e, que muitos têm conquistado seus clientes com a apresentação de maquetes em 3D. O problema ainda é o preço. Mas isso, com o tempo será resolvido, digo: com o tempo, todo escritório de arquitetura e, ou de projetos irá trabalhar com a impressão 3D. – E olha, que o tempo urge!
Att.,
Cesar Arthur
Ótimas colocações Cesar Arthur. Importante ressaltar esta necessidade de saber usar e ainda obter um retorno para o investimento. A utilização nos escritórios de arquitetura dá uma boa matéria para nós. Obrigada!
Pingback:Impressora 3D: você teria uma em casa? | Artigos Científicos e Acadêmicos